- 05 de janeiro de 2026
Emergência em nova sala
O serviço odontológico da Policlínica Cosme e Silva (PCS) que atende casos de emergência 24h vai ser transferido para outra área nesta sexta-feira, 22. O novo local preparado para acolher os pacientes será no bloco da própria emergência da unidade. A medida visa facilitar o acesso dos usuários. O setor 24h de odontologia funcionava na parte ambulatorial da unidade.
A mudança tem início hoje, 20, e segue até amanhã (21). Portanto, haverá necessidade de interromper os serviços neste período. No dia 22, o atendimento retoma normalmente. A orientação aos usuários que buscarem os serviços de emergência odontológica é encaminhar-se ao Pronto Atendimento Airton Rocha.
Dois motivos ocasionaram a transferência de local. O primeiro para desocupar o atual espaço, que vai funcionar o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que terá quatro consultórios odontológicos completos com os mais modernos equipamentos. O funcionamento está previsto para abril e integra o programa Brasil Sorridente.
A outra razão é devido à aquisição de equipamentos para estruturar uma nova sala, um investimento do Brasil Sorridente. Os equipamentos são: a cadeira, o equipo (mesinha ao lado da cadeira que possui jato de ar, água, broca de baixa rotação), e outros itens. “A sala será totalmente equipada para atender os pacientes de urgência e emergência”, salientou Alzemir Bezerra, diretor-geral da PCS.
Bezerra explica que os procedimentos realizados de emergência vão desde abscesso, extração e procedimentos para alivio de dores na região bucal. A unidade possui seis cirurgiões, mais um coordenador e mais auxiliar de dentista.
O diretor ressaltou que com o novo local equipado para atender a área de emergência, os usuários terão mais conforto e acesso facilitado, resolvendo de forma mais ágil e rápida. Somente nos dois primeiros meses de 2012, passaram pelo setor de emergência quase 800 pacientes.
Bezerra lembrou que a unidade ofertará além do serviço 24h de emergência, maior quantidade de procedimentos com a instalação do CEO. Será possível a implementação de tratamentos de média e alta complexidade. Entre os serviços estão: tratamento de doenças bucais, canal, prevenção de câncer, doenças e feridas bucais, gengivas inflamadas e sangrando com dentes moles e atendimento a pacientes com necessidades especiais.