- 05 de janeiro de 2026
Operação completa 1 ano
A Operação Trânsito Tranquilo, criada pela Polícia Militar com o objetivo de prevenir crimes e acidentes de trânsito nas principais avenidas, ruas e cruzamentos de Boa Vista, completou hoje 18 um mês de implantação. A ação, que em sua primeira etapa tem a finalidade de orientação dos condutores de forma preventiva e educativa, passará a se tornar cada vez mais rigorosa com a aplicação de multas e medidas administrativas.
Ele destacou que a mudança deve ocorrer no prazo de 30 dias, tempo em que os policiais continuarão abordando os condutores de forma a orientar quando os mesmos não estiverem obedecendo às normas para um trânsito seguro. Posteriormente, a repressão deve acontecer nas situações de irregularidades persistentes.
Atualmente, as orientações são no sentido de garantir a segurança do condutor e passageiro. “Temos uma boa receptividade por parte da sociedade. Porém, é necessário que o cidadão esteja consciente de que, mesmo quando o policial não estiver no local, deve-se valorizar a vida, respeitar a sinalização”, disse.
Ele destacou também que nestes 30 dias de operação, muitas pessoas se mostraram preocupadas com a presença policial nas ruas. Elas se conscientizaram, buscaram a utilização dos equipamentos obrigatórios. Entretanto, é importante que estas atitudes se transformem em costume e, posteriormente, cultura.
“Se o cidadão começar a seguir as regras de acordo com as normas que regem o trânsito brasileiro, vai haver redução de acidentes, redução de vítimas no trauma dos hospitais. E nós (Polícia Militar) vamos passar a atender as pessoas em outras necessidades que não sejam acidentes de transito”, enfatizou.
Irregularidades
Uso inadequado do cinto de segurança e de capacetes são os principais problemas detectados nos dias de operação Trânsito Tranquilo, realizado em todos os bairros da capital. A operação iniciou no dia 18 de fevereiro e acontecerá de forma continua com o envolvimento de cem policiais do setor administrativo da corporação.
Os dias determinados para ocorrer são as segundas e quartas-feiras a partir das 7h da manhã acontecendo nos principais cruzamentos, faixas de pedestres e pontos de aglomeração de veículos em ruas e avenidas de Boa Vista. O policiamento também é realizado próximo às escolas, onde o fluxo na faixa de pedestres por estudantes é intenso neste horário.