- 05 de janeiro de 2026
O Estado pretende eliminar a hanseníase, o tracoma e as verminoses. A ideia é que isso ocorra em cinco anos. Para isso, o Ministério da Saúde (MS) fará, em todos os estados, a campanha “Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”. No estado, o agravo tracoma foi acrescentado. Em Roraima, dois municípios participam da ação, Boa Vista e Bonfim. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em parceria com os municípios, pretende atender mais de sete mil estudantes e mais 600 funcionários da rede pública de ensino.
A campanha é direcionada aos estudantes com idades de cinco a 14 anos. Em Roraima, a abertura das ações será segunda-feira (18), no bairro Senador Hélio Campos, na Escola Municipal Raimundo Eloy, a partir das 7 horas. Serão atendidas 1.444 estudantes e 100 funcionários. A campanha segue até novembro. Em Boa Vista, as ações serão desenvolvidas em oito escolas, uma por mês. As selecionadas são localizadas em bairros de maior ocorrência de casos das doenças. No município de Bonfim, as escolas serão definidas esta semana.
De acordo com a gerente do Núcleo de Controle das Doenças de Transmissão Hídricas e Alimentar, Teonília Loula Dourado, o maior número de pessoa com diarreia atendida na Policlínica Cosme e Silva (PCS) é de pacientes do bairro Senador Hélio Campos. Por isso, a abertura da campanha será na Escola Raimundo Eloy. O mesmo acontece com os demais agravos. Hanseníase, tracoma e verminoses são doenças que não deveriam existir no país, por serem consideradas doenças da pobreza. Daí, o motivo de uma campanha longa.
Durante a ação, haverá apresentações culturais, atividades recreativas e salas temáticas. Tudo estará relacionado aos três agravos. Será uma semana de atividades desenvolvidas na escola pelos profissionais de saúde do Estado, município e educadores. Teonília explica que os trabalhos de prevenção iniciaram bem antes da campanha. O MS elaborou um Guia chamado de “Bichos em eliminação”. O material foi disponibilizado para todas as escolas municipais do estado, independente de participarem ou não da campanha.
No Guia, há propostas de atividades que envolvem todas as disciplinas para serem desenvolvidas com os alunos. Com isso, independente da área de ensino, o professor poderá utilizá-lo. Nele, as doenças são apresentadas em três capítulos com os seguintes temas: bicho da barriga, bicho do olho e bicho dos nervos, fazendo alusão às verminoses, tracoma e hanseníase, respectivamente.
Durante a campanha, as crianças receberão medicamento para tratar as verminoses, serão examinadas para diagnóstico e tratamento do tracoma e detecção de casos de hanseníase. Somente as crianças com autorização de tratamento serão atendidas. Para conseguir a autorização dos responsáveis pelo aluno, os pais dos estudantes da Escola Raimundo Eloy participaram de uma reunião. Nela, os profissionais falaram da campanha e entregaram documento para autorização.
Para facilitar a detecção de casos de hanseníase, os pais receberam uma ficha de autoimagem. Nela, há um desenho do corpo humano para marcarem os locais onde há manchas na criança. Isso facilitará o trabalho da equipe, pois os profissionais já atenderão as crianças com suspeita da doença, no caso da hanseníase. Se confirmado, elas serão encaminhadas ao Hospital Coronel Mota para tratamento.
Veja abaixo os locais das próximas ações:
ESCOLA
MÊS
LOCALIDADE
Raimundo Eloy
Março
Hélio Campos
Luiz Canará
Abril
Hélio Campos
Amazona
Maio
Sílvio Leite
Darcy Ribeiro
Junho
Equatorial
Nova Canaã
Agosto
Nova Canaã
Dalício Farias Filho
Setembro
Santa Tereza
Maria Gertrudes
Outubro
Santa Luzia
Valdemarina Normando Martins
Novembro
Nova Cidade