- 05 de janeiro de 2026
Os 255 usuários que atualmente integram o Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso) concluíram, nesta sexta-feira (15), o curso de Percepção de Risco Coletivo, ministrado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). O treinamento, iniciado na última segunda-feira (11), foi realizado na própria Unidade e teve como objetivo instruir os idosos e colaboradores sobre como prevenir acidentes.
No último dia de treinamento os participantes receberam instruções de atendimento pré-hospitalar, além orientações de como proceder em casos de incêndio e afogamento. O curso incluiu, ainda, aulas práticas e teóricas sobre noções de primeiros socorros, causas e prevenção de acidentes domésticos, controle de pânico e evacuação, traumas e ferimentos, atuação na comunidade e utilização de extintores.
“Nossa intenção é oferecer aos nossos idosos e colaboradores informações importantes sobre como prevenir acidentes, contribuindo para sua segurança e autonomia, tanto durante as atividades realizadas no Viva Melhor Idade, quanto no dia-a-dia,”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
De acordo com Gercina de Souza, 75, a participação no curso foi importante para saber como proceder e evitar acidentes. “Nunca tive a oportunidade de participar de um curso que fizesse eu me sentir mais segura para realizar as atividades do cotidiano. Aprendi muita coisa durante o treinamento, principalmente sobre como reagir em casos de acidentes domésticos”, relatou.
A ação faz parte do Projeto “Bombeiro na Melhor Idade”, que busca despertar no público idoso a importância da prevenção e preservação à vida, dando destaque na atuação dos participantes como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido no curso.
CERTIFICADO - Os usuários e colaboradores receberão certificação, atestando a participação no treinamento. A entrega será realizada no dia 25 deste mês, após devocional do Governo do Estado, que será realizado no Viva Melhor Idade, localizado na Rua Cabo PM Laurence de Melo, s/n – Bairro Caranã.