00:00:00

Desenvolvimento

Sebrae/RR ajuda municípios


 

Para auxiliar os novos prefeitos na difícil tarefa de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social nos seus municípios, o Sebrae em Roraima  elaborou um cronograma de atividades que serão executadas em todos os municípios do Estado, que envolve ações de capacitação, orientação empresarial, consultorias, cursos, workshops e seminários.
Em alguns municípios as ações já iniciaram desde janeiro, a exemplo de Boa Vista que já realizou reuniões com gestores e equipe técnica municipal. Conforme o calendário as atividades prosseguem até o final do ano, em alguns municípios as ações serão simultâneas.
De acordo com o calendário, as ações no interior começam no dia 13 de março pelo município do Cantá, com a realização do curso de Compras Governamentais que será realizado nos dias 13 e 14 de março para empreendedores e servidores públicos municipais.
De 18 a 23 do mesmo mês, o município receberá ainda os serviços do Sebrae Fácil Itinerante, e dentro da programação acontece no dia 22 a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR.
Ainda em março, iniciam-se as consultorias Especializada da Lei Geral para todos os municípios do Estado, com atendimento mensal, visando a implementação da Lei.
No mês de abril, nos dias 10 e 11, o Sebrae promove no município do Bonfim, o Curso de Compras Governamentais para Empreendedores e servidores públicos e no período de 15 a 19, acontece em Boa Vista a Capacitação para os Agente de Desenvolvimento locais dos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Amajarí, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.
Em São Luiz do Anaúa, também em abril, entre os dias 15 a 19 o Sebrae levará os serviços do Sebrae Itinerante e Palestras Gerenciais. O evento é destinado a empresários e potenciais empreendedores. No mesmo período, acontece ainda no município as Oficinas Setoriais e Temáticas para produtores rurais e a “Oficina sobre o Empreendedor Individual” voltada para empreendedores individuais e pessoas interessadas em se formalizar.
Ainda em abril, o município de Caracaraí receberá no período de 22 a 26 o Sebrae Itinerante e Palestras Gerenciais, dentro do Território da Cidadania Sul. Em maio, no dia 31, ocorrerá a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae.
Segundo a assessora de Políticas Públicas, Núbia Ribeiro, o objetivo com estas ações é promover o desenvolvimento econômico local, por meio da geração de emprego e renda, com aumento de formalização e implementação da Lei Geral, no capítulo de compras governamentais.
“Traçado esse panorama, o Sebrae  elaborou este calendário de ações, em parceria com cada gestor municipal, visando levar conhecimento, informação e apoio técnico para que as empresas instaladas nos municípios cresçam e consigam alcançar a plena capacidade produtiva” disse Núbia.
Explicou que o Sebrae aproveitará cada ação nos municípios para apresentar os produtos e serviços oferecidos pela instituição, para que possam auxiliar os gestores municipais na administração pública e na construção de projetos que favoreçam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, como projetos específicos do agronegócio como bovinocultura e piscicultura, e ainda capacitação, orientação e consultoria empresarial. 
"O objetivo é a integração das áreas das áreas de atuação do Sebrae, somando serviços para facilitar a vida do empresário", ressaltou Núbia. Segundo ela, a intenção do Sebrae é mobilizar os gestores públicos para que identifiquem quais são as principais demandas do município e a partir daí, a instituição oferecerá de forma integrada os produtos e serviços disponíveis para cada segmento empresarial, reforçando ações já em execução e políticas públicas que possam auxiliá-los no desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
"Nosso projeto é dinamizar ações dos municípios a começar por essa visita aos prefeitos, levando um representante das coordenadorias de Políticas Públicas, de Projetos Urbanos e Atendimento, de Agronegócio, de Competitividade Empresarial, de Projetos Estratégicos, do Programa Território da Cidadania e da Assessoria de Comunicação”, frisou Núbia.
Ela comentou ainda que a intenção ainda é apresentar os dispositivos da Lei Geral para os novos prefeitos, sugerir projetos e buscar parcerias com outras instituições para que a Lei seja efetivamente implementada. “Vamos também falar sobre a figura do Agente de Desenvolvimento, do sistema de implantação da Lei e sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor; uma estratégia para incentivá-los a implantarem projetos inovadores e com isso concorrerem ao prêmio", finalizou.

Últimas Postagens