- 05 de janeiro de 2026
As empresas lideradas pelo gênero feminino já representam mais de 50% dos negócios em Roraima. E é a história de mulheres como estas que o Sebrae vai prestigiar, por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Dessa forma, será dado reconhecimento às empreendedoras que, com as características de gestão próprias das mulheres, fazem de seus negócios modelo de desenvolvimento para o Estado e para o País.
Neste ano, serão premiadas histórias nas categorias Pequenos Negócios e Microempreendedor Individual. A grande novidade para esta edição é a categoria de Produtora Rural, inserida na premiação devido a forte veia empreendedora na área dos agronegócios em todo o País.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de julho de 2013. Para participar, a candidata deve ter pelo menos um ano de empresa formalizada, estar com a documentação em dia e devidamente enquadrada na categoria a qual pretende concorrer. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.brou por meio de uma disponível nas unidades do Sebrae.
A gestora do prêmio em Roraima, Eliene Araújo, explicou que o Sebrae vai realizar consultorias para identificar histórias de sucesso e orientar estas mulheres a como participarem do concurso. “Este prêmio é um reconhecimento da história dessas mulheres, pois ao escrever sua trajetória, elas podem servir de exemplo para outras mulheres que queiram investir na carreira empreendedora”, explicou.
Em sua última edição, foram mais de 57 inscritas, e para este ano, a meta é que pelo menos 60 histórias sejam contadas durante a premiação na etapa estadual. No ano passado houve duas vencedoras na etapa local: a empresária Eliana de Souza e Silva, proprietária da empresa Elifarma, na categoria Pequenos Negócios, e a produtora rural Genira Borges Bertol, presidente da Cooperativa Agropecuária dos Cinco Pólos (Coopercinco), na categoria Negócios Coletivos.
As histórias concorrem em duas etapas: estadual e nacional. Na primeira etapa, as vencedoras ganham um troféu de reconhecimento, certificado de premiação, direito ao uso do selo de vencedora, além de consultoria em gestão. Além disso, as vencedoras em âmbito estadual participam da premiação nacional, realizada em Brasília.
O prêmio é uma realização do Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres [SPM], Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil [BPW] e Fundação Nacional da Qualidade [FNQ].