00:00:00

Piscicultura

Pesca e Aquicultura no domingo.


 

Será lançado, às 10h do próximo domingo (3), no município de Iracema, o Projeto de Escavação de 220 tanques de Criação de Peixes.  A ação, que beneficiará produtores daquela região, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da recém-criada Secretaria Extraordinária de Pesca e Aquicultura (Sepesca).

Recursos oriundos de emenda parlamentar dos deputados federais Édio Lopes e Berinho Batin proporcionaram a viabilidade do projeto. O valor de R$ 4,6 milhões serão empregados no custeio das obras de escavação, aquisição e tratamento dos alevinos, compra de ração e acompanhamento do processo de criação.

De acordo com o secretário de Pesca e Aquicultura, Armando do Carmo Araújo, as obras serão executadas por meio da Prefeitura de Iracema, sendo que o Governo do Estado, por meio da Pasta, dará assistência técnica e logística. O projeto já vem sendo desenvolvido há dois anos em Mucajaí e em Rorainópolis.

“Um projeto como este alavanca a economia do estado, incentivando o produtor a ter uma vida de qualidade, renda fixa para sustentar sua família e viver cada vez melhor. Cada família atendida poderá arrecadar, através do projeto, aproximadamente R$ 1.000 mensais”.

As 220 famílias foram cadastradas de acordo com critérios pré-estabelecidos no Projeto. Um deles é que sejam beneficiadas pessoas que vivam prioritariamente da atividade, com lote acessível e propício para a construção dos tanques. Segundo o secretário, ainda este ano o número de famílias atendidas pode ser ampliado, inclusive para outros municípios do estado.

A SEPESCA - A Secretaria Extraordinária da Pesca e da Aquicultura (Sepesca) foi instituída por meio do Decreto Nº 15.048-E, de 5 de fevereiro de 2013, com o objetivo de estabelecer ações em favor do setor pesqueiro, que incentivem o desenvolvimento dessa atividade econômica, promovendo abertura de mercado e aumentando os atuais níveis de produção do pescado. Antes, era apenas um núcleo da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). 

“O governador teve uma brilhante visão de trabalho, com foco nos pequenos e médios produtores do estado, que necessitavam de mais apoio para desenvolver suas atividades. A Secretaria foi emparelhada e vamos trabalhar, ajudando a fortalecer a economia local”.                                               

Últimas Postagens