Analista faz avaliação do trânsito de Boa Vista
A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, convidou o analista Luís Miura para fazer uma avaliação da atual situação do trânsito da cidade. A medida faz parte das ações que estão sendo adotadas para modernizar o trânsito da capital, garantindo mais segurança aos condutores e pedestres.
O trânsito é considerado um dos grandes problemas de Boa Vista. A frota na cidade é 133.116 mil veículos. Esse grande número interfere na fluidez das principais vias e contribui para os acidentes de trânsito. “A organização do trânsito em Boa Vista é uma das metas estabelecidas no meu plano de trabalho. Para isso, já iniciamos a execução de um grande projeto de mobilidade e acessibilidade urbana que vai revolucionar e modernizar o trânsito da nossa capital, proporcionando mais segurança e qualidade de vida a toda população”, explicou Teresa.
O analista de trânsito Luís Miura, retorna à capital em um momento importante, quando se completa 10 anos da municipalização do trânsito em Boa Vista. Ele foi diretor do extinto Departamento Municipal de Trânsito (Dmtran) no período de 2000 a 2003, quando sugeriu várias mudanças na cidade, a partir da identificação de 21 pontos críticos do trânsito, principalmente nos retornos. Na época também foram implantados os semáforos sequenciais, que ajudaram a reduzir o número de acidentes em alguns cruzamentos. Foram implantadas e recuperadas faixas de pedestre e a Prefeitura desenvolveu um importante trabalho de educação para o trânsito.
“Naquela época Boa Vista inovou ao aplicar ações para melhorar o trânsito, principalmente com a realização da blitz premiada. A Prefeitura gratificava e elogiava alguém que fazia uma boa ação no trânsito,” lembrou Miura.
Ao percorrer as ruas da cidade, o analista fez uma avaliação crítica sobre a situação do trânsito. “Tive uma grande decepção. Destruíram praticamente a sinalização da época. O que existe hoje foi criado há uma década. Não há um serviço de engenharia, a infraestrutura piorou e a campanha de educação precisa ser retomada. Não houve uma evolução ou melhoramento”, afirmou.
Para Miura, será um grande desafio reorganizar o trânsito da capital. “A prefeita terá que estruturar todo o sistema de trânsito. Será necessário fazer um levantamento com ajuda de uma consultoria especializada. É preciso analisar os cruzamentos e tratar os pontos críticos como o fechamento de retorno”, disse.