- 05 de janeiro de 2026
Mestres contra violência
Acontece nesta quarta-feira (27) a capacitação de 70 professores da Rede Estadual de Ensino de Língua Portuguesa que irão participar do projeto “Tosco em Ação”. O evento será no Palácio da Cultura, às 8h30 em Boa Vista, Roraima.
O projeto “Tosco em Ação” desenvolvido pela Editora Alvorada tornou-se nacionalmente conhecido por ser um material especializado no combate à violência e bullying dentro das salas de aula. Depois de passar por mais de 600 municípios e abranger um total de 450 mil professores e alunos, “Tosco em Ação” chega agora à capital roraimense.
Definido como um tipo de violência intencional, repetitiva, que envolve um desequilíbrio de poder de alguma forma e que a vítima sofre em silêncio por ser incapaz de se defender, o bullying é um problema que afeta a maioria dos estudantes das escolas do país.
O projeto “Tosco em Ação” auxilia os educadores a trabalharem no combate à qualquer tipo de violência que aconteça no âmbito escolar. O tema é trabalhado por meio de atividades pedagógicas dentro das salas de aula, já que a escola é o ponto de ligação entre alunos, família e sociedade. A proposta, que trabalha com a obra “Tosco”, do autor Gilberto Dari Mattje, tem o intuito provocar a reflexão nos alunos e mostrar que existem outras possibilidades que não seja a violência.
Entenda o projeto “Tosco em Ação”
Com base no livro “Tosco”, de autoria de Gilberto Dari Mattje e lançado pela Editora Alvorada, o projeto “Tosco em Ação” surgiu em 2009 no Mato Grosso do Sul. O livro “Tosco” trata da história de um adolescente de baixa renda que teve problemas de relacionamento familiar na infância, presenciou cenas de agressão em casa e acabou seguindo o caminho das drogas, do alcoolismo e do bullying.
Mesmo com tantas dificuldades na vida, ele conseguiu a oportunidade de seguir o caminho do bem e da felicidade. A diferença que o livro mostra por onde passa é a autopercepção e identificação dos leitores com o autor principal.
Segundo a psicóloga Suelen Librelotto Sirugi, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Editora Alvorada, a pesquisa mostrou que 23% dos adolescentes da Rede Pública de Ensino afirmaram presenciar a utilização e o tráfico de drogas nas comunidades onde moram. Em relação à violência, 40% deles disseram já ter sofrido algum tipo de agressão, fosse ela verbal, física ou psicológica.
Destes, 65% não contaram seu problema a ninguém, revelando que muitas vezes a violência ocorre de modo velado ao conhecimento da sociedade ou da própria família. Ainda assim, 27% dos adolescentes relata estar se comportando de forma agressiva nos últimos seis meses e a forma que escolhem para manifestar esta característica é verbalmente, em 45% dos casos.
Serviço: Mais informações sobre o projeto “Tosco em Ação” podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-5500 ou pelo email [email protected]. Acompanhe o projeto pela internet em www.facebook.com/livrotosco ou pelo hotsite www.editoraalvorada.com.br/livrotosco.