- 05 de janeiro de 2026
Cidadão no trânsito
Nesta terça-feira, 16, o “Projeto Cidadão do Futuro” recebeu os novos adolescentes. Ao todo são 50 estudantes que participarão de aulas de teatro, música, legislação, artes e dinâmicas voltadas à melhoria do desempenho intelectual. A recepção aconteceu no Seste/Senat e teve a presença do diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Jorge Everton, da secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD) Shéridan de Anchieta, secretária da Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) Fernanda Rizzo Aguiar, além de diretores do Detran, membros do Projeto, pais e alunos.
Os estudantes, que estão regularmemente matriculados na rede pública estadual de ensino são membros de famílias de baixa renda e têm, entre 14 e 17 anos. Eles são escolhidos após cadastro, visita técnica e avaliação feita pelos técnicos da Setrabes.
Agora, os novos multiplicadores poderão levar às ruas e até mesmo suas casas, noções básicas e informações incluídas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A meta é fazer destes adolescentes, cidadãos conscientes como pedestres e futuros condutores.
O diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, disse que a evolução apresentada pelos estudantes que passaram pelo projeto foi surpreendente. Ele destaca a melhoria em sala de aula, a experiência e a oportunidade de se tornarem incluisive, estagiários na Autarquia. “Temos plena certeza de que vale muito apena participar do Projeto. A atenção dada a eles é muito grande e o retorno acaba aparecendo rapidamente”, destacou.
De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta, os 50 adolescentes são vencedores e devem aproveitar ao máximo. Segundo ela, os integrantes precisam mostrar empenho, já que muitas outras pessoas queriam fazer parte desta turma. “Sempre recebo pedidos de pais quanto a este Projeto. Todos sabem do valor dos trabalhos para os filhos, e isso mostra a preocupação do Governo do Estado”, disse.
Mateus Carvalho, 15, já participou do “Projeto Bombeiro do Futuro” e agora tem a oportunidade de adquirir mais experiência. Ele acredita que além de amigos, poderá contribuir para um trânsito melhor. “Confesso que estou muito feliz. Quero levar conhecimentos para meus familiares e amigos o mais rápido possível”, falou.