00:00:00

Polícia

Roraima adere ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública e Drogas.


Roraima adera a sistema
 

 O Governo de Roraima aderiu ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp). O convênio foi apresentado ao secretário de Segurança Pública de Roraima, Francisco Sá Cavalcante, durante a 48º reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), em Brasília, pelo Ministério da Justiça.

A adesão será assinada pelo governador José de Anchieta e o secretário de Segurança Pública, possibilitando ao Sistema de Segurança do Estado integrar-se e alimentar o Sinesp com informações de segurança, garantindo assim a liberação de recursos da União para a Segurança Pública.

O Sinesp tem por objetivo armazenar, tratar e integrar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas à segurança pública, sistema prisional, execução penal e enfrentamento do tráfico de drogas, procedendo à coleta, análise, sistematização e interpretação desses dados e informações, disponibilizando-os em estudos, estatísticas e indicadores ou outras informações.

O Ministério da Justiça disponibilizará um sistema padronizado, informatizado e seguro que permita o intercâmbio de informações entre os integrantes do Sinesp. Além disso, disponibilizará estudos, estatísticas e indicadores com as informações alimentadas e realizar articulação e propor planejamento integrado de ações conjuntas.

Também fará auditoria periódica a infraestrutura tecnológica e a segurança dos processos, redes e sistemas, além de estabelecer cronograma para a adequação dos integrantes do Sinesp às normas e procedimentos de funcionamento do Sistema.

Caberá ao Estado nomear até o dia 31 de março de 2013 um gestor de estatística e análise criminal, um gestor de inteligência e um gestor de tecnologia da informação.

“Com a adesão ao Sinesp caberá ao Estado alimentar mensalmente o atual sistema de estatística com registros unificados das Polícias Civil e Militar”, disse o secretário.

O secretário disse ainda que caberá a Roraima, alimentar anualmente a pesquisa perfil das instituições de segurança solicitadas pelo Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“A informatização do sistema vai permitir que o secretário de segurança, o delegado geral e o comandante  da policia militar, possam dispor de dados estatísticos em tempo real e confiáveis, sabendo a verdadeira "mancha do crime" e assim poderão planejar melhor as ações de segurança pública, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos existentes, além de tornar as Polícias mais eficientes no combate ao crime, especialmente o tráfico de drogas e a violência”, esclareceu.

Últimas Postagens