00:00:00

Vicinais

Anchieta autoriza asfalto em vicinal


 

As obras de asfaltamento da vicinal Tronco-Paredão em Alto Alegre vão ser iniciadas nesta segunda-feira (18). As ordens de serviços para as empresas executoras foram assinadas neste sábado (16) pelo governador José de Anchieta em uma solenidade que contou com a participação de centenas de agricultores e lideranças sindicais e politicas daquela região.

A obra será feita com recursos oriundos de um convênio do governo de Roraima com o Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).  O asfaltamento compreenderá cerca de 47 km de asfalto desde a RR-205 até a vila de Reislândia no Paredão. Para este projeto serão investidos R$ 22 milhões. O prazo de conclusão da obra será de 12 meses.
Durante a assinatura das ordens de serviço o governador explicou que o asfaltamento da vicinal do Paredão vai atender a uma antiga reivindicação das centenas de produtores rurais e pecuaristas que vivem naquela região há décadas.

Ele disse que aquela colônia agrícola é uma das maiores e mais importantes de Roraima o que justifica o grande investimento na infraestrutura. Para o governador o asfalto vai trazer uma grande valorização das terras naquela região, além de gerar um crescimento na produção de frutas, hortaliças e nos demais projetos agropecuários em todas as vicinais paralelas a estrada do Paredão.
“Mesmo com todas as dificuldades o Paredão é região muito produtiva. Imaginem então quando este asfalto estiver pronto? É um grande investimento que vai gerar riqueza e qualidade de vida para todas as pessoas desta localidade”, destacou.

O governador lembrou que um dos focos da sua gestão tem sido concentrar os esforços para preparar o Estado com a infraestrutura necessária para o crescimento do setor primário. “Em cinco anos estamos levamos a energia elétrica para milhares de propriedades rurais, superamos a marca de mais de 200 km de estradas vicinais asfaltadas e a titulação das terras vai completar este tripé que será a redenção do nosso agricultor”, complementou.

Anchieta anunciou ainda que o projeto de asfaltar vicinais com grande produtividade em todas as regiões do Estado terá continuidade. Ele garantiu que nos próximos dias irá assinar as ordens de serviços para o asfaltamento da vicinal que liga a BR-401 a vila de São Francisco no Bomfim e também iniciará a obra de asfaltamento da estrada que liga a vila Sumaúma a vila da Penha em Mucajaí.

“Sou o único governador do país que asfalta estradas vicinais. Faço isso porque tenho consciência do significado de uma obra desta natureza para a população. Isto é respeito e compromisso com o nosso agricultor e com o desenvolvimento de Roraima”, concluiu Anchieta.

O prefeito de Alto Alegre, José de Arimatéia (Teca), destacou a parceria e o compromisso do governo do Estado com o município. Ele lembrou que a região do Paredão é um projeto de assentamento com alta produtividade que abriga centenas de produtores, mas que não tinha recebido até este momento a atenção necessária de governos passados.
Teca disse que o investimento no asfaltamento vai estimular a produção na região trazendo a independência financeira para milhares de famílias.

“O sonho do povo e do agricultor do Paredão está virando realidade. O governador tem demonstrado compromisso com as pessoas desta terra. Estamos imensamente gratos por este grande momento. Uma obra desta envergadura trará desenvolvimento para a região. Os agricultores e famílias centenárias desta terra vão saber agradecer por este grande beneficio”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos Wagner Bríglia, os serviços serão acelerados até o mês de abril antes da chegada do inverno e vão permanecer durante todo o período chuvoso com uma patrulha mecanizada que vai adiantar a parte de terraplanagem da estrada.
“Vamos fiscalizar rigorosamente os serviços nesta obra. O prazo de conclusão é de um ano e vamos atender a determinação do governador para entregar a obra no inicio de 2014”, explicou.

O agricultor Carlos Alberto de Oliveira, mora na vila do Paredão há 10 anos. Ele sobrevive do cultivo do tomate. De acordo com o agricultor o asfalto vai facilitar o escoamento da produção, diminuir os gastos para ampliar a área, além de valorizar as terras na região.
 “Além da valorização que teremos em nossas terras ainda vamos ter a facilidade do escoamento da produção até o mercado consumidor que fica em Boa Vista. O asfalto é um sonho e já estamos pensando em ampliar a área cultivada”, comemorou.

Últimas Postagens