- 05 de janeiro de 2026
Anchieta faz balanço
Acompanhado de secretários de Estado, autoridades civis e militares, o governador José de Anchieta leu, na manhã desta sexta-feira (15), a mensagem governamental que tradicionalmente faz a abertura anual dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
José de Anchieta falou das dificuldades enfrentadas pelo governo em 2012, mas disse que o sentimento de otimismo para o ano de 2013 renova o desejo de buscar caminhos para um estado próspero e justo.
Além disso, o governador fez uma prestação de contas das ações e dos investimentos, que visam à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e da infraestrutura do estado e estão sendo executados pelo Estado em diversas frentes, e destacou as expectativas para o ano de 2013.
As obras de recuperação da malha viária, como a pavimentação de estradas vicinais, aliadas à interiorização e ampliação do fornecimento de energia elétrica, foram destacadas na fala do governador.
“O revigoramento e a ampliação da capacidade de geração, distribuição e subtransmissão de energia do sistema estadual, gerenciado pela CERR, que se articulará com a matriz energética nacional, por meio da rede de transmissão de Tucuruí a Manaus e a Boa Vista, assim como a pavimentação de mais 180 km de estradas vicinais para garantir o escoamento da produção das principais regiões produtoras são metas a serem cumpridas”, afirmou.
No tocante à saúde, o governador destacou que em 2012, com a implantação do Complexo Regulador de Exames e Consultas, foi registrado um aumento de 44% do número de atendimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O governador apresentou dados do Ministério da Saúde que apontam Roraima como o estado que teve a maior redução no número de casos graves de dengue nos últimos três anos.
“Em 2010, foram registrados 282 casos graves da doença em Roraima. No ano seguinte, foram registrados 20 casos e em 2012, dois casos. Com isso, alcançamos uma redução de 99% nos índices de dengue. Por consequência, ocorreram reduções expressivas no número de óbitos, sendo cinco em 2010, um, em 2011, e nenhum, em 2012”, explicou.
O governador destacou ainda as obras que em breve trarão mais opções para o atendimento de saúde no estado. Ele mencionou a ampliação do Hospital Geral de Roraima (HGR); a construção do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste da capital, com 160 leitos; e a reforma da Policlínica Cosme e Silva.
Foram mencionadas ainda as reformas das Unidades Mistas dos municípios de Uiramutã e de Caroebe, que estão em fase de execução; a reforma do Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, em Pacaraima, e do Hospital Geral de Rorainópolis, que está em fase final de construção, cuja entrega está prevista para o primeiro trimestre deste ano.