00:00:00

Eleitoral

Gursen De Miranda assume presidência do TRE dia 14


 

O desembargador Gursen De Miranda toma posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), biênio 2013/2015, no próximo dia 14 (quinta-feira), a partir das 10 horas, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. No cargo de vice-presidente/corregedor, será empossado o desembargador Lupercino Nogueira. A atual presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, deixa o cargo para assumir a presidência do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR).

O novo presidente foi eleito, por aclamação, em sessão extraordinária do TRE-RR realizada no último dia 14 de dezembro. O magistrado foi escolhido para o cargo de desembargador do TJ-RR, pelo critério de antiguidade, em julho de 2011, preenchendo a vaga deixada por Robério Nunes.

Gursen De Miranda comentou que a gestão pública na Justiça Eleitoral, por um lado, e a conscientização do processo eleitoral no interesse do eleitor, são as duas vertentes que devem guiar sua administração.

“Nesta linha de atuação, iniciarei minha gestão com 72 projetos entabulados, dentre os quais, 18 determinados pelo Conselho Nacional de Justiça em 2010, os quais iremos implementar separados por temas. Destaco como um dos projetos o Resgate Histórico da Justiça Eleitoral em Roraima e o tema Educação Política, com vários projetos, dentre os quais Voto Ético, Ficha Limpa Obrigação de Todos, Eleitor do Futuro e Cidadania Direito de Todos – Índios e Ribeirinhos”, ressaltou.
 
Perfil
Alcir Gursen De Miranda, 56 anos, nasceu na cidade de Anajás, Ilha de Marajó, Pará. Formou-se em Direito pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (atual Universidade da Amazônia), em 1981. Foi advogado, defensor público, diretor-geral do Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado do Pará, coordenador-geral da Defensoria Pública do Estado do Pará, professor-adjunto da Universidade Federal de Roraima e da Universidade da Amazônia, professor-convidado da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará.

Proferiu mais de cem conferências ou palestras e publicou vários livros jurídicos e sobre a realidade de Roraima e da Amazônia, além de mais de cem artigos de opinião e científicos em revistas e jornais, sobre questão agrária, ambiental, indígena e a Amazônia.

É Mestre e Especialista em Direito e Doutor em Ciências Jurídico-Políticas. Entrou para a magistratura em 1991 e presidiu as eleições municipais da 1ª Zona Eleitoral, em 1992. Tornou-se juiz titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Boa Vista/RR, em 1994 e atuou como juiz da 6ª Vara Cível, em 2006.

Últimas Postagens