- 05 de janeiro de 2026
Anchieta empossa agentes
Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (6), na Academia de Polícia Integrada (API), o governador José de Anchieta deu posse à primeira turma de agentes penitenciários de Roraima. Das 328 vagas, assinaram o termo de posse hoje 315 concursados. Os demais serão convocados após análise da pontuação.
Os agentes passaram pelo curso de formação na API, com duração de quatro meses e um total de 600 horas/aula. Foram ministradas disciplinas de direitos humanos, abordagem e condução de detentos, gerenciamento de crise, técnicas de tiro, noções de Código Penal e Processual Penal, Lei de Execução Penal, bem como estágio nas unidades prisionais.
Para o governador José de Anchieta, a posse dos novos concursados veio corrigir distorções de concursos anteriores. “Com a entrada destes profissionais, os agentes carcerários voltarão para a Secretaria de Segurança Pública e exercerão suas atividades junto aos agentes de Polícia Civil”, explicou.
Ainda segundo o chefe do Executivo, a posse dos agentes penitenciários vai melhorar o sistema de segurança pública e o atendimento nas unidades prisionais de Roraima. “Nossos esforços é para que cada vez mais a população tenha segurança”, afirmou.
O secretário de Justiça e Cidadania, Eliéser Monteiro, explicou que, com a entrada dos empossados, o efetivo no sistema prisional do estado dobrará. “São profissionais com formação específica para esse tipo de trabalho, desta forma a população será melhor atendida, tanto na capital como no interior”, disse.
O sentimento de vitória foi destacado pela empossada, Joana Dark. “Foram muitos anos de lutas e estudos e a população pode esperar um bom trabalho com a melhoria do sistema, pois nossa intenção é unir esforços para a segurança”, garantiu.
POLÍCIA MILITAR: Ainda durante a solenidade, o governador Anchieta determinou a convocação imediata de 300 classificados do último concurso da Polícia Militar, realizado em janeiro, para o curso de formação de soldados. Também serão convocados para curso de formação 25 classificados no concurso para oficiais da Corporação, realizado em 2008. “Estamos tomando essas medidas para reforçar cada vez mais a segurança em nosso estado”, concluiu.