00:00:00

NovaS regras

Motoboys, atentos às mudanças


 

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começará a fiscalização quanto às novas regras voltadas aos motociclistas que trabalham com seus veículos. A partir deste sábado (2) os motoboys terão que seguir alguns procedimentos de segurança para evitarem dor de cabeça.

Dentre as exigências estão: ter 21 anos, ser habilitado na categoria “A” há pelo menos dois anos; não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação da CNH; ter a observação na habilitação de que é motofretista; presença de dispositivo de transporte de cargas, que poderá ser do tipo fechado (baú), ou aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais.

Será cobrada ainda a existência de proteção para pernas e motor (mata cachorro), em caso de tombamento; existência e utilização do aparador de linha (corta-pipa), fixado no guidão da motocicleta; a motocicleta deverá ainda estar registrada na espécie carga e tipo aluguel (placa vermelha) junto ao Detran; e inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, realizada pela Prefeitura.

O curso preparatório necessário de 30 horas: 25h teóricas e 5h práticas poderá ser feito no Sest/Senat. A multa para quem não respeitar será de R$ 127,69 e a infração é considerada grave. Caso a motocicleta não tenha os itens obrigatórios, ela poderá ser retida de circulação e encaminhada ao Pátio do Detran.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, a fiscalização ficará a cargo da Autarquia, Polícia Militar (PM) e Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). Ele espera que as pessoas procurem o mais rápido possível a regularização para evitar transtornos. “Isso deverá ser seguido em todo o Brasil. Não é apenas em Roraima que estas regras serão exigidas”, disse.

Segundo o diretor de Cadastro de Condutores e Veículos, Frederico Capute, os agentes de trânsito farão o trabalho como manda a lei. Segundo ele, assim como no restante do país, todas exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) serão seguidas. “Isso vai garantir a segurança de todos nas ruas. Vamos cobrar item por item, com a meta de oferecer segurança a todos nas ruas”, disse Capute.

Para o entregar Gilton Sarmento, as novas regras vêem para ajudar na segurança do condutor, mas que acaba gerando despesas e perda de tempo. “Infelizmente no Brasil é assim. Espero que os resultados possam aparecer rapidamente”, falou.

Últimas Postagens