00:00:00

Agrícola

Governador destaca parceria do MDA para fortalecer a agricultura familiar.


Anchieta entrega máquinas

O governador José de Anchieta participou na manhã desta sexta-feira (25), da cerimônia de entrega de nove retroescavadeiras a prefeituras de Roraima por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
Ele destacou que a parceria do governo Federal com os municípios de Roraima vai fortalecer cada vez mais a agricultura familiar roraimense. Anchieta elencou uma série de ações que vem desenvolvendo ao longo dos cinco anos de sua gestão como governador de Roraima no intuito de fortalecer o setor agrícola.
Ele lembrou o processo de transferência das terras da União para o Estado, que somente foi possível graças a entendimentos políticos realizados na sua gestão. O governador destacou ainda o asfaltamento de 200 km de estradas vicinais, sendo o único gestor no país a realizar este tipo de serviço.
O governador ainda lembrou a eletrificação rural que alcançou em 2012 mais de cinco mil propriedades rurais em todos os municípios do Estado. “Todas ações do meu governo foram desenvolvidas para consolidar o setor primário. O Estado está pronto para que o agricultor familiar e o empresário do agronegócio possam gerar renda e riqueza no campo. Esta será a saída para a dependência econômica que o Estado ainda enfrenta da econômica do contra cheque”, ressaltou.
A Delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Roraima, Célia Regina Maciel de Souza, reforçou o discurso do governador afirmando que a meta do MDA é apoiar as prefeituras na recuperação e manutenção de suas estradas vicinais com a finalidade de melhorar o escoamento da produção dos milhares de agricultores familiares.
“O transporte de alimentos e produtos cultivados no campo ainda enfrenta dificuldades em todos os nossos municípios. Para amenizar a situação das estradas estamos promovendo esta ação e pedimos aos colegas prefeitos que façam com que estas máquinas atendam a todos indistintamente”, cobrou Célia.
Três dos municípios selecionados estão localizados em Territórios da Cidadania. Caracaraí e São Luiz integram o território chamado Sul de Roraima e Pacaraima, o território Terra Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos. Os outros seis municípios são os de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Iracema e Mucajaí.
O investimento por parte do MDA para adquirir as máquinas foi de quase R$ 1,7 milhão. Com esta entrega todos os municípios de Roraima, com exceção de Boa Vista foram contemplados com retroescavadeiras.
O prefeito de Alto Alegre, José de Arimatéia (Teca), explicou que todos os municípios passam por uma grande crise sem condições financeiras de pagar pela recuperação de suas estradas.
Ele disse que a retroescavadeira chega no momento em que precisa recuperar estradas importantes para o escamento da produção agrícola local.
“Temos várias colônias agrícolas dentro do limite do nosso município onde os produtores enfrentam dificuldades para vender os produtos na cidade. Este equipamento vai nos ajudar a fazermos um mutirão de recuperação destas estradas. Na próxima semana vamos iniciar este serviço pelo Projeto Paredão, um dos principais pólos produtores do município”, disse Teca.

Últimas Postagens