00:00:00

Máquinas

Governador entrega equipamentos agrícolas do Sul do Estado.


Máquinas para agricultores

Na presença de lideranças politicas e de centenas de agricultores da região Sul de Roraima o governador José de Anchieta e o vice-governador Chico Rodrigues, deram continuidade no último sábado (19), a politica de incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar com a entrega de 30 kits para casas de farinha, 15 trilhadeiras e 15 beneficiadoras de grãos.
Os equipamentos foram entregues em uma grande festa na comunidade de Novo Paraíso, município de Caracarai. Todos os equipamentos vão ficar sob a responsabilidade de associações de produtores rurais. Serão atendidos os agricultores dos municípios do Sul do Estado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do governo do Estado.
O engenheiro agrônomo e prefeito de Caracarai, Enildo Junior, elogiou o investimento do governo do Estado na agricultura familiar e lembrou que esta ação no setor agrícola é fundamental haja vista que traz condições para que o pequeno agricultor possa investir nas suas terras com as condições ideais para que tenha renda e melhore o seu orçamento.
“Todos os investimentos que fizermos no setor agrícola são multiplicados nas mãos dos agricultores. Com estes equipamentos eles terão condições de produzir e transformar a produção em dinheiro e renda no campo. Temos que buscar ainda mais condições para ajudar os agricultores, pois se o campo cresce a cidade também cresce”, afirmou Enildo.
O agricultor Romualdo Rodrigues, Presidente da Associação P. dos Paraenses no município de São Luiz do Anauá, lembrou que os agricultores daquela região nunca haviam recebidos equipamentos novos para que pudessem preparar as terras e beneficiar a produção. De acordo com ele todos os trabalhadores vão agradecer porque terão condições de melhorar a renda das famílias.
“Estas máquinas são um sonho. Nunca havíamos recebido nada parecido. Vamos trabalhar para fazermos um bom uso delas e fazer com que possam atender a todos que precisam e querem melhorar de vida no campo”, disse Romualdo.
O vice-governador Chico Rodrigues enfatizou o esforço do governo do Estado para levar estrutura aos agricultores de todas as regiões do Estado. Ele lembrou que nos últimos meses houve um investimento forte na assistência técnica e extensão rural visando a melhoria no atendimento ao produtor rural.
Chico disse que o esforço consistiu na aquisição de duzentos computadores, 100 notebooks, 38 motocicletas e 14 veículos que foram entregues aos técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos que realizam o trabalho de assistência técnica e extensão rural.
Ele citou ainda a contratação de 25 técnicos agrícolas para atender as comunidades de agricultores indígenas e a distribuição de sementes, mudas além do incentivo com a distribuição gratuita do calcário para os produtores melhorarem as terras.

“Todas estas ações foram planejadas pelo governo do Estado no sentido de buscar as condições ideais para que o produtor rural , seja ele da agricultura familiar ou do agronegócio possam plantar com mais qualidade aumentando a produtividade do Estado no setor agrícola”, enfatizou Chico.

O governador José de Anchieta enfatizou que sua gestão tem buscado priorizar o setor agrícola com um conjunto de ações que vão transformar o Estado em um grande celeiro de produção no futuro. Ele lembrou que a regularização fundiária que trouxe a segurança jurídica para que o produtor tenha direito ao titulo da terra fazendo com que ele invista com segurança.
Outro fator de desenvolvimento apontado pelo governador foi a eletrificação rural por meio da parceria com o governo Federal no Programa Luz para Todos que até o momento atendeu mais de 5 mil propriedades rurais em Roraima e será expandido este ano.

Também destacou o trabalho árduo e inédito do governo de Roraima em asfaltar estradas vicinais que são consideradas de grande potencial produtivo. “Foram ações pensadas e planejadas para preparar o setor agrícola para o futuro. Temos que diminuir a dependência do Estado da economia do contracheque e sabemos que o setor primário terá um papel fundamental nesta transformação. Dai a série de investimentos que estamos fazendo para gerar renda na economia primária”, ressaltou.
O governador cobrou das lideranças de trabalhadores o comprometimento com o uso dos equipamentos entregues as associações. De acordo com ele todos os agricultores precisam ser beneficiados para que o desenvolvimento traga benefícios a todos os agricultores.
“Peço a vocês que façam a programação para o uso destes equipamentos de forma que todos os agricultores sejam atendidos. Os benefícios precisam chegar a todos gerando renda e melhorando as condições de vida das famílias desta região”, concuiu.

Últimas Postagens