- 05 de janeiro de 2026
Anchieta inaugura Guri no Sul
Desde o último sábado (12), os moradores do município de São Luiz do Anauá estão livres do dissabor de viver com a certeza de constantes blecautes de energia. O governador José de Anchieta inaugurou o sistema de subtransmissão que interliga a sede de São Luiz à Subestação Campos Novos, a partir da Vila Moderna. Dessa forma, o município passa a receber energia de Guri, o que significa o fim dos problemas de abastecimento.
A novidade foi recebida com alegria pela população de São Luiz, que se aglomerou em frente ao escritório da Companhia Energética de Roraima (CERR) para assistir a solenidade de inauguração, com a presença da equipe de governo. A ação do Governo do Estado beneficia também Baliza e Caroebe, que não terão mais de dividir a energia produzida pela Hidrelétrica de Jatapu com a cidade vizinha.
Durante o evento, o governador José de Anchieta disse que dentro de pouco tempo vai restabelecer a capacidade total de produção de energia de Jatapú, responsável pelo abastecimento dos municípios daquela região.
De acordo com ele, uma empresa do Pará está construindo duas novas turbinas para a hidrelétrica, que hoje opera com apenas uma. Outras duas turbinas serão recuperadas pelo governo, devolvendo a Jatapú as condições necessárias de produção de energia. “Vou recuperar Jatapú e acabar com o problema de energia ao longo da BR 210”, garantiu o governador.
Por sua vez, Conceição Escobar, diretora da CERR, disse que o Governo do Estado conseguiu recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para comprar equipamentos que vão permitir que a Companhia regule a tensão da energia que abastece os municípios do sul do estado.
Com isso, as quedas de energia que preocupam os moradores daquela região acabarão em definitivo. Também haverá a revitalização das redes de energia de Boa Vista/Alto Alegre e de Boa Vista/Bonfim. “A meta é que todos os municípios roraimenses, exceto Uiramutã que ainda não tem projeto pronto, estejam interligados ao Sistema Nacional de Energia Elétrica até 2015”, disse Conceição Escobar.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luiz do Anauá, Denailson Sérvolo Barbosa, entende que a interligação de São Luiz à energia de Guri é uma das maiores ações do governador Anchieta para a população do município. “Agora as quedas de energia acabaram e a nossa população está satisfeita e agradecida”, afirmou.
Anchieta disse, porém, que ainda estão sendo feitas algumas correções para que a interligação de São Luiz à Subestação de Campos Novos possa funcionar com todo o seu potencial. “De vez em quando haverá um desligamento programado para que essas correções sejam feitas”, adiantou.
ADESÃO - Eleito pelo grupo de oposição ao governo, o vereador Denailson Barbosa anunciou publicamente a sua adesão ao grupo político do governador Anchieta. Ele disse ter sido abandonado pelo prefeito Edson Leite, na sua corrida para se eleger presidente da Câmara.
“Eu trabalhei pela eleição do prefeito Edson Leite e, em vez de me apoiar, ele se articulou com um vereador de outro grupo para elegê-lo como presidente. Então, o governador Anchieta me apoiou e eu me elegi para dirigir os trabalhos da Câmara, daí o motivo da minha adesão ao seu grupo”, explicou. “Me uni ao grupo do governador por ter a certeza que ele está fazendo o melhor para o estado”, completou.
SÃO JOÃO DA BALIZA - Governador inaugura rede de energia elétrica
Vila S. Luizão
Toda a comunidade da Vila São Luizão, município de São João da Baliza, se reuniu na tarde do último sábado (12) para a inauguração, pelo governador José de Anchieta, da rede de eletricidade que passou a levar conforto e comodidade para os moradores do local. Conforme Anchieta, a eletrificação daquele assentamento agrícola faz parte do programa de melhorias e incentivos para o homem do campo realizado pela sua administração.
Cento e cinqüenta famílias foram beneficiadas pela ação do governo. A obra faz parte do programa de universalização do acesso à energia elétrica Luz para Todos, que é financiado pelo Governo Federal e executado pelo governo estadual, por meio da Companhia Energética de Roraima (CERR).
Presente à solenidade de inauguração da rede de energia de São Luizão, o prefeito de Baliza José Divino (PSDB) disse que aquela ação é o cumprimento de promessa feita pelo governador há dois anos. “Isso demonstra o compromisso que o nosso governador tem para com o povo do nosso estado. Essa comunidade é uma das maiores produtoras de banana em Roraima e agora terá condições de fazer muito mais com a chegada da energia”, observou.
O governador Anchieta disse que a decisão de priorizar a energia foi fundamental para os agricultores poderem produzir mais e terem mais qualidade de vida no campo. “Levar energia a todas as comunidades rurais é uma necessidade urgente e nossa meta é fazermos isso até 2015. Com a chegada da energia, é possível ter acesso a informação e a informática o que é importante para a vida das pessoas”, afirmou.
Governo vai cumprir meta
Confirmando a fala do governador, Conceição Escobar, diretora da CERR, disse que a Companhia vai cumprir a meta de universalização da energia elétrica, determinada pelo Governo Federal. Dessa forma, até 2015 todas as comunidades rurais do estado devem receber energia. De acordo com Escobar, os próximos municípios a serem atendidos são Caracaraí, Mucajaí e Cantá.
Quem recebeu a energia e viu sua vida mudar, está agradecido ao governo. É o caso do agricultor Luiz Neves Barbosa, que mora no assentamento São Luizão. “É muito importante que uma comunidade rural como a nossa, a segunda maior produtora de banana do estado, receba energia elétrica. Todos que residem aqui foram beneficiado e isso é muito bom”, festejou.
ESTRADA – O governador José de Anchieta disse aos moradores de São Luizão que vai mandar recuperar os mais de 30 quilômetros de estrada vicinal 31, que liga a comunidade à sede do município. De acordo com o gestor, antes da chegada do inverno a estrada vai estar pronta.
Ele também prometeu melhorar as condições de trafegabilidade da BR 210, que dá acesso aos municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe a partir da localidade chamada de 500. “Vou mandar arrancar aquele resto de asfalto e fazer o piçarreamento para melhorar a vida dos moradores e produtores rurais dessa região”, assegurou.