- 05 de janeiro de 2026
Crianças deficientes
Ao todo, dez crianças receberam da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), cadeiras de roda personalizadas e adaptadas. As entregas beneficiaram pacientes cadastrados no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências, do Nerf (Núcleo de Reabilitação Física 05 de Outubro). São crianças que não controlam as ações motoras do corpo, devido a uma paralisia cerebral.
Cada cadeira de roda custou, em média, R$ 2 mil. Para o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, que acompanhou pessoalmente a entrega, à medida que forem surgindo demanda, essa será atendida. “Daremos continuidade ao programa de prevenção para atender e garantir melhor condição de vida. Nossa meta é garantir cidadania às pessoas com deficiência”, revelou.
O titular da Sesau lembrou que ao longo do ano foram entregues mais de 300 cadeiras, sendo elas comuns, motorizadas, adaptadas e especiais, além das quantidades de próteses e órteses. “Já temos empenho para a confecção de mais algumas cadeiras que estão sendo preparadas para serem entregues já no próximo ano”, anunciou.
Vasconcelos falou da satisfação de um gestor em ver a alegria da criança e da família ao chegar com algo que eles esperavam há bastante tempo. “A cada entrega realizada é, sem dúvida, o melhor salário que um secretário pode receber. A saúde por si só, é uma secretaria difícil e estressante, com gama de problemas que precisam ser resolvidos a todo o tempo. Esse tipo de ação minimiza e, com certeza, alivia o estresse diário, além de estimular a continuar fazendo mais e mais em prol da população”, frisou.
Para Júlio Sousa da Silva, pai de uma das crianças contempladas, a entrega foi, certamente, o melhor presente de Natal este ano. “Estou muito feliz, pois não esperava por ela [cadeira] este ano, veio mais rápido do que eu imaginava. Agora o meu filho poderá ir para a segunda série com maior conforto”, comemorou.
Segundo o diretor do Departamento de Política de Reabilitação, da Sesau, Márcio Moreira, as cadeiras sob medida, atendem às necessidades das crianças, pois ajudam a controlar o tronco, tem proteção de cabeça, encosto reclinável, elevação do assento e pés, travamento de segurança, braços e rodas removíveis e, inclusive, pode ser ajustada ao banco de automóveis.
O Programa de Atenção é um incentivo para atender pessoas com deficiência seja ela de caráter hereditário, adquirido, congênito ou específico. “Os beneficiários tiveram suas medidas feitas pelos profissionais do Nerf, o que possibilitou entregar um material personalizado e moderno, melhorando significativamente a qualidade de vida dessas pessoas”, informou Moreira.
ACESSO
Os interessados em ser incluso no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências que oferece equipamentos e componentes de inclusão, é ir ao NERF, no bairro Canaã, munido dos documentos pessoais, de residência, cartão do SUS e dos laudos médicos. Lá as pessoas passarão por uma avaliação pelos profissionais de fisioterapia da unidade.