00:00:00

Merendeiras

Governo conclui ciclo anual de capacitações do programa Mãe Merendeira.


Merendeiras capacitadas

O Governo de Roraima, por meio das Secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social, concluiu nesta segunda-feira (17), o ciclo anual de capacitações ofertadas às mulheres que integram o Programa Mãe Merendeira.

De acordo com o levantamento, de junho até este mês, 140 mães merendeiras foram capacitadas. Os cursos foram ministrados por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As mães merendeiras participaram dos cursos de fabricação de massas, doces e salgados para festas, lancheteiro e doces, geléias e compotas. As capacitações fazem parte do plano de formação continuada do programa, iniciado este ano.

De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta a intenção é intensificar a oferta de cursos de especialização para atender as mulheres do programa.

“A formação continuada do Mãe Merendeira representa oportunidade de aprendizado e geração de renda para nossas mulheres. Com essas capacitações, elas aprimoram a qualidade da merenda servida nas escolas e, têm ainda, a oportunidade de iniciar um empreendimento que ajude a complementar o orçamento familiar”, disse.

Em 2013, o ciclo de capacitação deve ser retomado em fevereiro. A expectativa é qualificar, até dezembro do ano que vem, todas as 500 mulheres que integram o programa.

PROGRAMA – As mães merendeiras são responsáveis pelo trabalho de produção da merenda nas próprias escolas e recebem um salário de R$ 625. Com este pagamento, o Governo injeta na economia local, o equivalente a R$ 311 mil, mensalmente.

Antes de assumirem suas funções nas escolas, elas passaram por um curso de qualificação ministrado em parceria com o Senai, onde aprenderam desde técnicas para o preparo dos alimentos e aperfeiçoamento de receitas do cardápio escolar até as normas de segurança alimentar orientadas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).

Últimas Postagens