- 05 de janeiro de 2026
TRE diploma Teresa e eleitos
A prefeita eleita de Boa Vista, deputada Teresa Surita (PMDB), foi diplomada na tarde desta sexta-feira (14), em cerimônia realizada no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, no Centro. Também receberam diplomas o vice-prefeito eleito, Marcelo Moreira (PSDB), os 21 vereadores que assumem a partir do dia 1° de janeiro e suplentes.
Teresa é a única mulher a comandar uma capital a partir de 2013 e a única prefeita a eleita por quatro vezes. Desde que foi divulgado o resultado das eleições de 2012, ela iniciou os trabalhos para a sua gestão 2013-2016 com a implantação da equipe de transição, responsável por levantar informações e fazer uma avaliação diagnóstica sobre a atual gestão.
Em quase dois meses de trabalho, foram coletados 1.790 arquivos. Além disso, a equipe também visitou toda a estrutura municipal para avaliar de perto os serviços disponibilizados pelo Município. Nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), foram realizados três seminários para apresentar os resultados a vereadores eleitos, secretários municipais que irão compor a sua equipe e representantes e órgãos de controle da capital.
Conforme Teresa, Boa Vista apresenta hoje problemas em todas as áreas, principalmente na saúde, educação, infraestrutura e nos serviços de limpeza. Além disso, a maior parte do orçamento da Prefeitura é utilizada para o pagamento de pessoal, comprometendo os serviços oferecidos, já que não sobram recursos para investimentos nas ações em beneficio da população.
“A situação da Prefeitura hoje é dramática. Estamos trabalhando desde o início, com a equipe de transição, na elaboração deste diagnóstico e de um planejamento estratégico para poder enfrentar esses problemas. Realizamos os seminários para que os vereadores, secretários e órgãos de controle conheçam essa realidade e tenham acesso aos dados que recebemos. É importante que haja esse acompanhamento desde o inicio porque queremos entrar na Prefeitura junto com eles e já com uma visão geral do que encontraremos e das ações mais emergências que deveremos executar a partir do dia primeiro”, afirmou Teresa.
Nesta sexta-feira (14), foi realizado o seminário com os órgãos de controle. Participaram do encontro representantes do Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Controladoria Geral do Estado e Ministério Público Estadual. Também foram convidados o Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, e Advocacia Geral da União, mas nenhum representante compareceu ao evento, apesar de sua importância para o município de Boa Vista.
Na quinta-feira (13), Teresa se reuniu com os secretários durante todo o dia. O nome de parte da equipe que irá compor a gestão 2013-2016 também foi apresentado à imprensa e à população em entrevista coletiva. À noite, o público-alvo do seminário foram os 21 vereadores eleitos. “O primeiro ano de gestão será muito difícil, pois será um grande desafio reconstruir Boa Vista. Mas vamos equilibrar as contar, cumprir as obrigatoriedades e com muito trabalho faremos de Boa Vista uma cidade mais moderna, melhor de se viver e uma referencia para o Brasil”, garantiu Teresa.