- 05 de janeiro de 2026
Polícia ganha armas e viaturas
A Polícia Civil recebeu na manhã desta segunda-feira, 10, cinco viaturas que darão suporte nas ações de investigações na Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher (DEAM) e uma para Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE), além de treze fuzis, sendo 12 do calibre 556 e um sniper do calibre 762. A entrega aconteceu na sede do 4º Distrito Policial pelo governador José de Anchieta.
Os veículos foram adquiridos por meio de convênio do Governo do estado, pela Secretaria de Segurança Pública (SESP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O armamento por sua vez foi adquirido com recurso do Governo do estado.
De acordo com informação prestada pelo delegado geral de Polícia, Fernando Olegário, as viaturas são quatro Sanderos, um Eco Sport e um Mitsubishi Pajero Dacar. As armas, de grosso calibre, darão suporte às ações de combate à criminalidade pelo Grupo de Resposta Tática (GRT).
O delegado geral, Fernando Olegário disse que é a primeira vez que a Polícia Civil de Roraima recebe esse tipo de armamento para o combate a criminalidade. Disse que toda a equipe do GRT foi capacitada em um curso operacional no Sul do País e que os profissionais são preparados para operacionalizar o armamento.
Falou ainda que as investigações de combate à violência contra a mulher ganhará reforço com a aquisição das novas viaturas, o que refletirá em mais agilidade nas ações.
HOMENAGEM – Olegário aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do delegado Geral de Homicídios (DGH), Juraci Rocha, que tem se destacado, juntamente com sua equipe, no trabalho de elucidação de homicídios. Segundo ele, mais de 80% dos crimes de homicídios são esclarecidos em Boa Vista, um índice considerado elevado em todo o País, e que denota o comprometimento desses profissionais com a Segurança do Estado.
NOVAS DELEGACIAS – O delegado Geral informou ainda que para 2013 está prevista a construção de cinco novas delegacias, todas elas similares ao prédio do 5º DP, com acessibilidade e nos moldes de Delegacia Cidadã.
“Temos recursos garantidos para a construção do prédio do 1º e 4º DP, o prédio da DEAM, a Delegacia de Caracaraí e ainda outra delegacia de acordo com a necessidade do Estado”, disse.
LABORATÓRIO DE ANÁLISE CRIMINAL - O Secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante assinou em Brasília, na última sexta-feira, 07, convênio com Ministério da Justiça (MJ), para a aquisição de um laboratório de análise criminal que vai possibilitar combater qualquer crime financeiro no Estado, inclusive sonegação fiscal.
“É uma ferramenta moderna de combate ao crime de lavagem de dinheiro. Na sexta-feira também foi assinada a nota de empenho para instalação das 80 câmeras de monitoramento adquiridas para Boa Vista. E, nota de empenho de aquisição do guardião que é uma ferramenta moderna na área de monitoramento. Esse equipamento é moderno e potencializará a busca de informações sobre quadrilhas especializadas e ainda qualificará o combate a organizações criminosas, sobretudo envolvidas com o tráfico de drogas e roubos. São ações positivas e o Estado se moderniza para o combate ao crime”, disse.
Para o governador José de Anchieta o momento é de satisfação em poder equipar a Polícia Civil. Para ele, a Polícia não trabalha sem carro ou armamento, mas destacou ser de extrema importância a qualificação do profissional que vai operacionalizar os equipamentos.
Anchieta disse que está trabalhando para fomentar uma série de ações em prol do Sistema de Segurança Pública. Destacou a ação que permitiu a progressão dos delegados.
“A festa não foi completa porque faltou realizar das demais categorias. No início do ano de 2013 vamos montar uma equipe de trabalho e no retorno do recesso da Assembleia Legislativa queremos resolver a progressão de todas as categorias da Polícia Civil. Estamos alocando recursos do Estado para a construção de três delegacias. Sendo que em 2013 estaremos construindo cinco delegacias, dentre elas a de Caracaraí, além do complexo que atenderá a Polícia Técnica que inclui o Instituto Médico Legal, o Instituto de Criminalística e o Instituto de Identificação”, informou.