- 05 de janeiro de 2026
Abrigo para os idosos
O Governo de Roraima inaugurou nesta quinta-feira (06), o Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira. A nova unidade complementa a rede de atenção aos idosos, oferecendo o serviço de acolhimento institucional de longa permanência, no sistema de asilamento, a idosos que perderam o vínculo com a família e não possuem condições de prover a própria subsistência.
A solenidade de inauguração teve a participação do coral do Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso), formado por 30 idosos. Após o pronunciamento das autoridades, os presentes foram convidados a conhecer a estrutura do local, formada por dois blocos que separam a residência e os serviços técnicos e administrativos.
O bloco da administração possui sala de direção, acolhimento, consultório médico, equipe técnica, copa, cozinha e refeitório. A residência é composta por 11 quartos com banheiros, uma rouparia, uma sala de medicação, um posto de enfermagem, repouso e sala de TV e convivência.
O abrigo possui estrutura moderna com característica domiciliar, garantindo a privacidade e a integridade dos idosos. O novo prédio irá abrigar os 34 idosos que eram atendidos na Casa do Vovô, proporcionando mais conforto, segurança e comodidade a essas pessoas.
De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta o novo prédio representa o compromisso da administração estadual em oferecer aos idosos uma vida mais digna.
“Esta inauguração representa o respeito e o reconhecimento do Governo de Roraima por esses idosos que já fizeram muito pelo nosso Estado, e que hoje precisam de carinho, atenção e de um local adequado para viver. Entendemos que é nosso compromisso e responsabilidade oferecer a estas pessoas tão especiais, a oportunidade de ter uma vida mais digna e tranquila”, disse.
O governador José de Anchieta destacou o investimento que está sendo realizado no fortalecimento das políticas de atenção à pessoa idosa. “Há pouco mais de um mês inauguramos o Viva Melhor Idade, onde oferecemos diversos serviços ao idoso. E agora, investimos no acolhimento que também é considerado um serviço muito importante quando falamos de políticas públicas para os idosos. Neste abrigo eles terão uma estrutura especialmente preparada para atender às suas necessidades”, contou.
O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos dos Idosos de Roraima (Ceddir), Odir Lucas destacou o empenho do Governo do Estado em melhorar a oferta de serviços especializados para idosos.
“Como presidente do Ceddir só tenho a agradecer ao Governo de Roraima por esse investimento tão importante, e que representa o respeito por essas pessoas que tanto precisam da nossa atenção”, falou.
Serviços – A maioria dos idosos que vão morar no abrigo apresenta alto grau de dependência em atividades de autocuidado. Eles são acompanhados, 24 horas, por uma equipe multiprofissional composta por mais de 150 servidores entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, cozinheiros e sociogeriatras.