00:00:00

Bolsa Família

Roraima fica em 1° lugar no índice de gestão do programa Bolsa Família pela terceira vez.


RR destaque no Bolsa Família

Roraima é destaque pela terceira vez consecutiva no índice de gestão do Programa Bolsa Família, administrado pelas Secretarias do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e da Promoção Humana e Desenvolvimento. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em setembro deste ano, o Estado atingiu a melhor nota do país no Índice de Gestão Descentralizada Estado e Município (IGD-E/M), obtendo 0,90, que corresponde a um repasse de R$ 29.800.

O IGD-M é um índice que mede a qualidade da gestão municipal do Programa Bolsa Família e do Cadastro Social Único (CadSU). Essa avaliação garante o repasse mensal de recursos financeiros aos municípios que apresentam bom desempenho.

Em julho deste ano, Roraima ficou em primeiro lugar, obtendo 0,88. Em agosto, o Estado ocupou novamente o topo do ranking, com 0,89. A avaliação é realizada periodicamente pelo MDS com base na nota do IGD-E/M. O valor do repasse é estipulado de acordo com a nota obtida por cada Estado, que varia de zero a um.

O recurso é aplicado na gestão do Programa Bolsa Família e inclui capacitação de gestores estaduais e municipais, aquisição de equipamentos, logística, entre outros fatores. De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta o alto índice representa o compromisso da administração estadual em realizar um trabalho com excelência, que melhore a vida das pessoas.

“Conquistar novamente o primeiro lugar representa o nosso compromisso em capacitar a equipe do Programa, garantindo mais segurança na aplicação dos recursos. Sabemos o quanto este benefício é importante para diversas famílias e, por isso, administramos os valores repassados com muita atenção e responsabilidade”, disse.

Em junho deste ano, dois representantes do MDS, responsáveis pelo desenvolvimento das políticas públicas de assistência e promoção social em todo o país, realizaram a capacitação de 60 profissionais dos 15 municípios de Roraima.

Os profissionais locais receberam informações para melhorar a gestão dos recursos do Programa Bolsa Família, tiraram dúvidas com relação à prestação de contas e também sobre a aplicação dos recursos destinados ao programa.

IGD – O Índice de Gestão Descentralizada é um indicador que mostra a qualidade da gestão do Programa Bolsa Família, além de refletir os compromissos assumidos pelos Estados e Municípios na adesão ao programa, como a gestão do Cadastro Único e o acompanhamento das condicionalidades.

De acordo com o último balanço realizado pela Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, Roraima possui 69.833 famílias cadastradas no Cadastro Social Único de Roraima (CADSU), o que corresponde a 26.124 pessoas. Destas famílias, 46.908 integram o Bolsa Família.

Últimas Postagens