- 05 de janeiro de 2026
Novo Abrigo para idosos
O Governo de Roraima inaugurou nesta quarta-feira (5), às 17h, o novo Abrigo de Idosos do Estado. O prédio complementa a rede estadual de atenção à pessoa idosa, oferecendo serviço de asilamento, em regime de internato, para idosos sem vínculo familiar ou sem condições de prover sua própria subsistência. O novo prédio fica localizado na rua Pavão, n° 123, no bairro Mecejana.
O abrigo possui estrutura moderna com característica domiciliar, garantindo a privacidade e a integridade dos idosos. O novo prédio irá abrigar os 34 idosos que vivem na Casa do Vovô, proporcionando mais conforto, segurança e comodidade a essas pessoas.
A estrutura é formada por dois blocos que separam a residência e os serviços técnicos e administrativos. O bloco da administração possui sala de direção, acolhimento, consultório médico, equipe técnica, copa, cozinha e refeitório. A residência é composta por 11 quartos com banheiros, uma rouparia, uma sala de repouso e sala de TV e convivência.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e Coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta explicou que a construção do abrigo representa mais um investimento para estruturar a rede de atenção à pessoa idosa em Roraima.
“Estamos investindo na modernização dos nossos serviços, oferecendo aos idosos, que por algum motivo perderam os vínculos com suas famílias e vivem sob a proteção do Estado, um local mais amplo e confortável, que atende melhor às necessidades dos nossos vovôs e vovós”, disse.
Serviços – A maioria dos idosos que vão morar no abrigo apresenta alto grau de dependência em atividades de auto cuidado. Eles são acompanhados, 24 horas, por uma equipe multiprofissional composta por mais de 150 servidores entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, cozinheiros e sociogeriatras.
O Abrigo de Idosos foi construído com recursos próprios do Governo, totalizando um investimento de R$ 1 milhão, só na obra. O Governo também adquiriu novas mobílias como guarda-roupas, camas e colchões que irão proporcionar mais conforto aos idosos.