00:00:00

Baixo rio Branco

Comunidades passam por avaliação de potencial malarígeno na região.


Técnicos avaliam malária
 
Técnicos da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), da Secretaria Estadual de Saúde, com auxílio do Corpo de Bombeiro, iniciam na próxima segunda-feira, 26, o trabalho de Avaliação do Potencial Malarígeno em 14 localidades do Baixo Rio Branco. A atividade se estende até dia 23 de dezembro. A atividade que envolve 20 profissionais tem início na próxima segunda (26) e segue até 23 de dezembro.

As coletas serão feitas em oito agrovilas de Caracaraí e seis de Rorainópolis por profissionais do Laboratório Central de Roraima (Lacen/RR), das Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e do Núcleo Entomológico. Ao todo, 20 pessoas envolvidas, além do corpo técnico dos munícipios visitados.

Conforme Rosângela dos Santos, gerente do Núcleo de Entomologia do estado, a ação é para atender ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima).

Segundo a gerente, a finalidade é identificar fatores de risco de transmissão da malária. “A avaliação é realizada devido toda localidade, caracterizada como projeto de assentamento, necessitar de licenciamento ambiental, e um dos requisitos para obter a licença é o laudo malarígeno”, explicou.

Conforme ela, além da avaliação do comportamento do vetor da malária, é verificada também a situação epidemiológica e socioambiental das localidades. A gerente ressaltou que somente com o trabalho de avaliação é que autoriza os dois órgãos emitirem a licença ambiental.

Se for detectado risco do vetor, o grupo analisador enviará recomendações aos órgãos para minimizarem esses riscos no determinado tempo proposto.  “Caso seja detectada a possibilidade de aumento da doença, são adotadas medidas mitigadoras, destinadas a prevenir impactos negativos ou reduzir sua magnitude”, esclarece.

Por enquanto, estão confirmados três carros que deixarão a equipe em Caracaraí, depois segue viagem a barco as localidades. “O Corpo de Bombeiro dará apoio na segurança da equipe e dos materiais utilizados no decorrer da atividade, principalmente nas travessias que serão feitas no rio”, esclareceu.

ENCONTRO DA MALÁRIA

A situação entomológica do estado terá um destaque durante a Reunião de Avaliação do Controle da Malária, prevista para esta quarta-feira, 21, no auditório da CGVS. A programação do encontro será fechada na tarde de hoje (19).

Rosângela adianta que na presença dos participantes, sua explanação será para alertar sobre a importância da vigilância entomológica nos munícipios. “Os municípios precisam manter o controle em todos os níveis, para manter a redução permanente da malária”, frisou. Ela acrescentou ainda, que as avaliações entomológicas ajudam a indicar as possíveis atividades de controle que poderão ser realizadas.

Últimas Postagens