- 05 de janeiro de 2026
RR vai captar órgãos humanos
Roraima vai ganhar Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO). O projeto de lei foi aprovado quarta-feira (07), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE – RR). A Central está em fase de habilitação pelo Ministério da Saúde (MS). Com isso, Roraima passará a integrar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e estará habilitado a realizar transplantes de rim e córnea.
Os serviços da CNCDO serão desenvolvidos no Hospital Geral de Roraima (HGR). Uma equipe da unidade participa de treinamentos promovidos pelo Ministério em parceria com o Hospital Albert Einstein. Para compreender melhor todo o sistema de manutenção do potencial doador e toda a logística do processo de captação de órgão e suporte familiar, o Estado liberou, na última semana, 15 profissionais para participarem do curso na cidade de Cuiabá (MT).
De acordo com o diretor do HGR, Douglas Teixeira, outros cursos já estão agendados. No dia 26 de novembro, o treinamento será para a equipe de médicos e enfermeiros que atuam na UTI. Na primeira quinzena de dezembro, a primeira equipe de cirurgiões e enfermeiros será treinada para a retirada e acondicionamento dos órgãos.
No HGR foi criada a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOT). A Comissão, entre outras funções, será responsável por criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos a possibilidade da doação de órgãos e acolher as famílias doadoras antes, durante e depois de todo o processo de doação. Assistente social, psicólogo, enfermeiro, médicos entre outros profissionais compõem a equipe.
Segundo Teixeira, com a implantação do serviço, Roraima terá a própria lista de pacientes que precisam de transplante. Hoje, os pacientes de Roraima são inclusos na lista de outros estados, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Assim, os Estado deixará de enviar pacientes e passará a receber pessoas de outras localidades.
Por recomendação do Ministério da Saúde, em Roraima será feito inicialmente transplantes de rim e córnea. Paralelamente, as captações se estendem para fígado e válvula cardíaca. “Esses órgãos serão encaminhados para outros estados que ofertam os serviços de transplantes”, afirma.
O secretário de Saúde, Leocádio Vasoncelos, acredita que os serviços de captações de órgãos vão iniciar no primeiro semestre do próximo ano. Já o primeiro transplante será de rim e deverá ocorrer no segundo semestre de 2013. “A doação de órgãos ocorrerá apenas com a autorização dos familiares. Por isso é importante que o assunto seja discutido entre os familiares, pois isso ajudará na decisão da família de autorizar ou não a doação dos órgãos”, disse.