- 05 de janeiro de 2026
Malária registra 6.335 mil casos
Os casos de malária em Roraima continuam apresentando redução. A estatística aponta queda de 48,2%, se comparado entre os períodos de janeiro a outubro de 2011 e 2012. Os dados constam no Sistema de Informação Epidemiológica da Malária/Sivep-Malária, do Ministério da Saúde (MS). Neste ano, foram registrados 6.335 mil casos de malária em todo o Estado, contra 12.248 mil no mesmo período do ano passado.
Os cinco municípios que vem apresentando maior incidência são: Rorainópolis, Cantá, Caracaraí, Amajari e Alto Alegre, juntos, representam 49,6% dos casos. Entre janeiro a outubro de 2012, o município de Cantá lidera a lista de incidência de infestação da doença, com 599 casos positivos. Logo abaixo é Caracaraí (388), Amajari (298), Alto Alegre (186) e Rorainópolis (448).
Conforme o gerente estadual do Núcleo de Controle da Malária, Jonas Monteiro, o histórico de redução dos casos nos três últimos anos é decorrente do fortalecimento das ações de controle. “Cada semestre realizamos encontros estaduais para dar continuidade às reduções. São momentos de avaliação e montagem de novas metas a cumprir”, explicou.
O gerente acrescentou que o repasse de equipamentos, a instalação de mosquiteiros, contratação, capacitação dos novos profissionais de saúde dos municípios pelo Estado e o abastecimento de insumos sem nenhuma interrupção também contribuíram para o histórico de redução. “Vale destacar a intensificação da supervisão do estado aos laboratórios dos munícipios e de agentes de campo”, ressaltou.
ENCONTRO
Essa redução dos casos e as metas do controle da doença serão pauta de discussão na próxima Reunião de Avaliação do Programa Estadual de Controle da Malária (PECM). O encontro acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).
Monteiro ressaltou a importância da reunião que acontece uma vez por semestre. “Avaliar as metas programadas e executadas nos últimos dez meses. Também discutir novas estratégias de controle da malária para 2013”, informou, além de fortalecer a Atenção Básica no combate no município.
Participam representantes de cada município, sendo os secretários municipais, coordenadores da Atenção Básica e gerente de endemias, e os dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Participam os técnicos da Sesau, Gerência da Malária e da Entomologia e do Laboratório Central de Roraima.