- 05 de janeiro de 2026
Foguete de garrafas pet
Dois alunos e um professor da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino, no bairro Jóquei Clube, participaram recentemente da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) na cidade do Rio de Janeiro e conquistaram o vice-campeonato.
A MOBFOG integrou as atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2012, realizada em Barra do Pirarí (RJ). A Escola Antônio Carlos Natalino foi a única e primeira escola de Roraima a participar da Mostra que já está em sua quarta edição.
Os estudantes Weverton dos Santos Rodrigues e West Muller Barreto da Silva, ambos alunos do 3° ano do Ensino Médio, juntamente com o professor Manoel Batista Souza Júnior, levaram para a Mostra um protótipo de foguete feito com garrafas pet. O gestor da instituição de ensino, Marcos Roberto Oliveira também acompanhou a equipe.
Segundo explicou o professor, o combustível do foguete era feito de bicarbonato de sódio e vinagre doméstico. Um diferencial do experimento foi que os estudantes de Roraima fizeram o lançamento noturno de foguete, pois o mesmo também possuía lâmpadas de led.
“Nós fomos a primeira equipe a fazer o lançamento noturno de um foguete na Mostra. A organização abriu este espaço para nós e tivemos este grande privilégio”, destacou o professor Manoel.
O professor explicou ainda que os estudantes participaram de palestras e seminários ministrados por profissionais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), bem como presenciaram outros trabalhos e também tiveram a oportunidade de mostrar os projetos que são desenvolvidos no Estado de Roraima.
“Com certeza foi uma experiência muito valiosa para os alunos. Aqui da região Norte, somente os Estados do Amazonas, Roraima, Tocantins e Rondônia inscreveram projetos”, disse o professor Manoel.
De acordo com ele, no total, foram inscritos mil estudantes, destes, 500 foram selecionados e apenas 90 chegaram na final, os quais receberam títulos de campeão e vice-campeão. Além do troféu, os estudantes roraimenses trouxeram na bagagem uma bolsa de estudos para iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Foi muito interessante participar deste evento porque adquirimos conhecimentos e aprendemos muitas coisas novas”, disse o estudante West Muller. Já o aluno Weverton, destacou a oportunidade de representar o Estado. “Foi muito prazeroso, fomos a única escola de Roraima a participar e foi uma honra representar o Estado. Foi ótimo participar das palestras e saber os tipos de foguetes que existem no mundo e também conhecer um pouco sobre a engenharia dos foguetes”, disse o aluno Weverton dos Santos.
OLIMPÍADA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira e com Eletrobras Furnas.
Já a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é realizada pela mesma equipe organizadora da OBA, porém sem a participação da Eletrobras Furnas e da Agência Espacial Brasileira.
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.