- 05 de janeiro de 2026
Única mulher prefeita
Após a realização do segundo turno nesse domingo (28), a deputada federal Teresa Surita (PMDB) garantiu o posto de única mulher eleita prefeita entre todas as capitais brasileiras. Ela venceu no primeiro turno em Boa Vista (RR), realizado no dia 7 de outubro, com 39,26% dos votos válidos, o que corresponde a 57.066 votos. No segundo turno, Vanessa Grazziottn (PCdoB) era a única mulher concorrendo nas capitais. Porém, foi derrotada por Artur Virgílio, que teve 65,95% dos votos válidos.
Segundo informações da imprensa nacional, 28 mulheres concorreram este ano para as prefeituras das capitais. Em todo o Brasil, a participação das mulheres aumentou 31,6% nestas eleições em relação a 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As mulheres também conquistaram 666 prefeituras. Em 2008, foram eleitas 506 prefeitas.
Conforme Teresa, o aumento da participação das mulheres na política é um momento importante na democracia brasileira. “A mulher tem um olhar e um jeito de governar que faz a diferença no cuidado com as pessoas. Isso é fundamental para o desenvolvimento de polícias públicas e sociais que promovam o desenvolvimento das cidades e os direitos humanos. Com o aumento da participação feminina na política, o Brasil está avançando para a igualdade de direitos”, afirmou Teresa.