00:00:00

Pesquisa

XIXUAÚ – Governador recebe representantes de cooperativa.


 

 
Pesquisas no Jauaperi 
 
Fábio Cavalcante/ Secom
 
Representantes da Cooperativa do Xixuaú (CoopXixuaú) se reuniram na tarde desta sexta-feira (25) com o governador José de Anchieta e outras autoridades do Estado a fim de discutir a criação do Centro Integrado de Ciências e Pesquisas na Amazônia em Roraima, na comunidade do Xixuaú, região do Rio Branco – Jauaperi.
 
No encontro estavam o curador executivo da organização não-governamental Amazon Charitable Trust, Robert Pasley-Tyler, que apoia a cooperativa, a bióloga italiana Emanuela Evangelista, que atua no Xixuaú, além de dois moradores da fcomunidade, Aloísio Barroso e Francelane Nascimento da Silva. 
 
A comitiva apresentou ao governador a proposta de criação do centro de ciência e pesquisa no Xixuaú, cujo objetivo é capacitar as comunidades ribeirinhas quanto a preservação e desenvolvimento sustentável da região, além de atender cientistas, pesquisadores e estudantes com foco em pesquisas de campo nas áreas de clima, biodiversidade, farmacologia, entre outros. 
 
O centro também propõe o desenvolvimento coorporativo, onde funcionários de empresas colaboradoras, e suas famílias, possam conviver junto aos cientistas e a comunidade em atividades de pesquisa e turismo. 
 
Segundo Robert Pasley, a ong Amazon Charitable Trust esteve em negociação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e com o Fundo Amazônia, para a captação dos recursos a serem empregados na construção do centro, aguardando apenas a apresentação do projeto, para a liberação do financiamento.
 
“Fizemos a sondagem junto a várias empresas que tivessem interesse em apoiar este projeto. Muitas instituições, principalmente universidades do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra, mostraram-se interessadas em participar, uma vez que este será um centro a receber pessoas do mundo inteiro”, explicou.
 
De acordo com o presidente do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), Márcio Junqueira, o governador autorizou a criação de um grupo de trabalho, reunindo várias secretarias e departamentos de Estado, para a colaboração neste projeto dentro de um prazo de até 60 dias. 
 
“Nós apresentamos ao governador a possiblidade de estabelecer uma concessão real de uso à comunidade do Xixiaú, para dar maior viabilidade na elaboração do projeto. É preciso que tudo seja feito de forma célere, atendendo assim as necessidades dos moradores daquela região”. 
 

Últimas Postagens