Forum vê desenvolvimento de RR
Francisco Espiridião/Secom
Atendendo a convite especial do governador de Bolívar (Venezuela), general Francisco Rangel, o governador José de Anchieta participará, na próxima terça-feira (30), do 1º Fórum para o Impulso de Desenvolvimento Econômico do Sul do Estado de Bolívar. O encontro acontecerá, a partir das 9h, no Aeroporto de Santa Elena de Uairén (VE), 220 quilômetros ao norte da capital roraimense.
No convite encaminhado ao governador de Roraima, Rangel explica que o encontro tem o objetivo de impulsionar alternativas socioeconômicas geradas na zona fronteiriça, representada pelo município venezuelano de Gran Sabana, estado Bolívar, e o estado de Roraima.
Entre os temas a serem abordados estão os aspectos fundamentais do manejo e desenvolvimento produtivo, comercial e econômico vinculados ao Porto Livre de Santa Elena de Uairén, com ênfase especial nas práticas de funcionamento de Portos Livres existentes tanto na Venezuela como nos estados brasileiros de Roraima e Amazonas.
Essas ações, segundo Rangel, visam a sedimentar a presença da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul), considerando os desafios e oportunidades, bem como a projeção para o impulso das potencialidades produtivas aplicáveis ao desenvolvimento das regiões Sul venezuelana e Norte brasileira.
Em razão dessa importância, o Fórum contará com a presença de autoridades federais venezuelanas, como a ministra do Poder Popular para o Comércio, Edmée Betancourt; vice-ministro para as Relações Exteriores, Temir Porras; o presidente do Banco Central de Venezuela, Nelson Merentes; e o diretor nacional do Serviço de Imigração (Saime), Fabrício Pérez Moron, entre outras.
A comitiva do governador José de Anchieta será composta dos secretários estaduais de Educação, de Segurança, de Agricultura, de Saúde, de Assuntos Internacionais, de Projetos Especiais, da Casa Civil, de Planejamento, de Infraestrutura, de Promoção Social e de Comunicação, além da presidente da Companhia Energética de Roraima (CERR), Conceição Escobar.
O secretário especial para Assuntos Internacionais, Eduardo Oestreicher, destacou o interesse da Venezuela em sua integração no Mercosul, explicando que os estados de Roraima e de Bolívar são de fundamental importância nesse contexto.