- 05 de janeiro de 2026
Comunidade volta às aulas
O Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) inicia, nesta terça-feira (16), as aulas da nova turma do curso sobre déficit intelectual e transtorno global do desenvolvimento (TGD).
A capacitação é direcionada aos educadores e demais servidores da rede pública de ensino e tem como objetivo facilitar a identificação de situações que possam prejudicar o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
As aulas são ministradas no Viva Comunidade, das 18h às 22h, e incluem desde noções básicas sobre o déficit intelectual, os transtornos globais de desenvolvimento e orientações para a adoção de práticas inclusivas dentro do ambiente escolar.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima Shéridan de Anchieta explicou que a oferta de cursos no Viva Comunidade é uma maneira de contribuir com o processo de educação inclusiva realizado nas escolas.
“O profissional da educação que participa deste curso adquire novos conhecimentos e terá o preparo necessário para lidar com situações que são comuns ao cotidiano escolar, ajudando a identificar transtornos que afetam o aprendizado e desenvolvimento do aluno”, disse.
Esta é a sexta turma do curso de déficit intelectual e transtorno global do desenvolvimento. A meta é qualificar, aproximadamente, 200 profissionais até novembro.
TGD – Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam se manifestar nos primeiros cinco anos de vida. São caracterizados pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos e pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, síndromes e as psicoses infantis.