- 05 de janeiro de 2026
BV elege única mulher
Dentre os nove prefeitos eleitos nas capitais no primeiro turno, apenas Boa Vista será administrada por uma mulher a partir de 2013. Na capital, a deputada federal Teresa Surita (PMDB) venceu a disputa, nesse domingo (7), com 39,26% dos votos e ganhou destaque na imprensa nacional.
Ao longo de mais de 20 anos de dedicação à política, Teresa foi por três vez prefeita de Boa Vista e está no segundo mandato como deputada federal, além de ter ocupado outros cargos políticos não eletivos. Em Roraima, tem seu patrimônio político consolidado pela quantidade de obras construídas e projetos sociais implantados, que transformaram Boa Vista em uma cidade mais moderna, mais justa e mais humana para se viver.
Para Teresa, as mulheres fazem a diferença na política. “É preciso trazer para as prefeituras e para as Câmaras Municipais o jeito feminino de realizar políticas públicas e projetos. É preciso enxergar as pessoas e responder às suas necessidades, promover os direitos humanos, realizar as políticas sociais e acolher nossas crianças e adolescentes. O jeito feminino de governar faz toda a diferença”, afirmou.
Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, nestas eleições as mulheres conquistaram 663 prefeituras, o que representa 12,03% do total de prefeitos eleitos. Este número representa aumento de 31,5% em relação ao 1º turno de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquele ano, após a primeira etapa do pleito, 504 foram eleitas prefeitas, ou seja, 9,12% do total.