00:00:00

Ana Florêncio

Ela sabe trabalhar


Ela sabe trabalhar

Trabalho e dedicação. Estas palavras definem Teresa Surita. Desde que foi eleita deputada federal e, em seguida, prefeita de Boa Vista por três vezes, Teresa tem feito importantes trabalhos, sempre com olhos voltados para o bem-estar das \"\"pessoas. Para ela, a vida política é a grande oportunidade de trabalhar para garantir que todos vivam bem.
 
Humana, porém firme, Teresa transformou Boa Vista na cidade mais bem administrada do Brasil. Sua iniciativa inovadora com o Programa Braços Abertos mapeou toda a cidade e permitiu que todos os boa-vistenses ficassem conhecidos: endereço, renda familiar e profissão. Resultado: a primeira pessoa a entrar para o Programa Bolsa Família do governo federal foi um cidadão boa-vistense. Hoje todos conhecem o sucesso desse programa e sabem de sua importância para a vida de cada brasileiro que dele participa.
 
O Programa Braços Abertos foi ainda o ponto de partida para vários outros programas e ações, pois mostrou tudo de que a população precisava. Assim, mangas arregaçadas e uma equipe de trabalho de primeira linha, Teresa realizou obras importantes como o Complexo Ayrton Senna, a Orla Taumanan, a Vila Olímpica, o Hospital da Criança Santo Antônio, o Parque Germano Augusto Sampaio, o Centro Comercial Caxambu, as Casas Mãe e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
 
AYRTON SENNA
Quando foi prefeita de Boa Vista pela primeira vez, Teresa construiu o Complexo Ayrton Senna. Hoje, ao caminhar pelo Ayrton Senna, impressiona imaginar que todas aquelas quadras de esportes, campos de futebol e quiosques foram construídos por cima de uma vala extensa, que cortava a cidade do aeroporto até o Centro Cívico. Quem chegava a Boa Vista de avião se deparava com aquele buraco a céu aberto, muitas vezes cheio de lixo. Era feio. Ninguém gostava daquilo. Teresa sempre dizia que, se um dia pudesse, ia mudar aquilo. E mudou para melhorar a vida das pessoas. 
 
A ORLA TAUMANAN
Boa Vista vivia de costas para o Rio Branco – um dos rios mais lindos da região Norte e que margeia a capital de Roraima. A cidade cresceu na direção oposta. No entanto, a relação da população com o rio sempre foi muito forte, tanto que um dos maiores ditados populares diz que "quem bebe a água do Rio Branco nunca mais deixa Roraima". Teresa honrou e consagrou essa ligação ao construir a Orla Taumanan, permitindo que toda a população pudesse curtir o Rio Branco e apreciar, por exemplo, a lua cheia que nele nasce e o torna todo prateado. Além de ser um local de lazer, com música ao vivo e diversas opções de comidas, a Orla Taumanan gerou muitos empregos. Tornou-se, ainda, um dos principais cartões-postais da cidade e favoreceu a preservação de toda a área central – que é o berço da cidade e onde estão construídos nossos principais prédios históricos.
 
VILA OLÍMPICA
Em Roraima faz muito calor. Esse clima favorece a prática de esportes, mas, infelizmente, em Boa Vista, nos bairros mais afastados do centro, faltavam espaços próprios para a criançada jogar bola, correr, nadar... e isso acabava gerando outros problemas, principalmente para a juventude, que é cheia de energia e precisa se movimentar. Teresa quis mudar essa realidade e idealizou um projeto arrojado, que atendesse a todos. Construiu a Vila Olímpica, com pista de atletismo, quadras poliesportivas, campo de futebol, piscina olímpica, ginásio para 6.500 pessoas – um espetáculo! Uma obra de alto nível, como tudo que ela faz – bem feito, de bom gosto e com qualidade.
 
HOSPITAL DA CRIANÇA SANTO ANTÔNIO
Teresa é devota de Santo Antônio. Quando concluiu o Hospital da Criança, foi logo batizando com o nome do santo. O hospital infantil de Boa Vista é um dos melhores da região. Tem todos os equipamentos necessários para oferecer às crianças o melhor atendimento possível. Teresa investiu no hospital para garantir conforto para as famílias e qualidade no atendimento. A saúde sempre precisa de atenção por parte dos governos. Teresa sabe disso e pode ajudar a melhorar o atendimento médico em nosso estado.
 
PARQUE GERMANO AUGUSTO SAMPAIO
Este parque conta com área verde, lagoa, píer, quadras esportivas para vôlei e futebol, pistas para bicicross e skate, anfiteatro, lanchonetes, calçadão e estacionamento. Teresa sabe que o lazer é importante, mas um cidadão precisa se divertir com tranquilidade, sabendo que tem emprego e renda, por isso, um Centro de Artesanato e Geração de Renda foi construído dentro do parque para beneficiar os artesãos do bairro e os jovens do Projeto Crescer.
 
CENTRO COMERCIAL CAXAMBU
Os vendedores ambulantes espalhavam-se pelo centro da cidade. Era um incômodo para os pedestres, para os lojistas e para os próprios vendedores, porque eles tinham que carregar as mercadorias todos os dias, arrumar a barraca, desmontar tudo no final do dia – um sufoco. Foi Teresa quem os transformou em pequenos empresários. Ao construir o Caxambu, ela organizou todo o comércio do centro da cidade e melhorou a vida de quem vende e de quem compra em Boa Vista.
 
CASAS MÃE
As mães que trabalham fora sabem o quanto foi importante e como puderam ficar tranquilas quando conseguiram colocar seus filhos numa Casa Mãe construída pela Teresa. Nestas casas, as crianças recebem tudo de que precisam: carinho, alimentação saudável e atenção. Elas brincam, tomam banho, tiram aquela soneca e recebem até cuidados médicos, quando precisam. É como se estivessem em casa junto com seus pais. Teresa sempre coloca amor em tudo que faz.
 
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO CARMO
Esse foi o último cartão postal que Teresa entregou como prefeita para Boa Vista. A Igrejinha Matriz foi recuperada e voltou ao seu estilo original do início do século 20. Foi uma obra que deixou Teresa muito feliz, porque aconteceram descobertas históricas de pinturas nas paredes e também porque a restauração enriqueceu ainda mais o patrimônio cultural de Roraima. A Igrejinha encanta moradores e turistas.
 
Cada obra de Teresa foi batizada com o nome de alguma personalidade de Roraima. Foi ela quem teve essa ideia para homenagear pessoas que fizeram algo marcante por nossa Capital. Isso é mais uma demonstração do respeito que Teresa sempre teve por nossa história e por nossa gente. 
 
Infraestrutura urbana
Asfalto e calçadas – Boa Vista é uma cidade bonita desde que nasceu! Mas para continuar bonita e agradável, Teresa construiu mais de 100 km de calçadas e asfaltou quase 300 km em cerca de 700 ruas e avenidas da capital. Toda a população ganhou em qualidade de vida. As obras foram feitas para facilitar o ir e vir de todos, inclusive de pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Iluminação pública – Segurança depende de iluminação. Trânsito organizado também. Sempre preocupada com o problema da violência urbana e do trânsito, Teresa instalou quase 30 mil novos pontos de luz por Boa Vista inteira. Localidades do centro e mesmo bairros mais distantes foram atendidos e a nova iluminação tornou a vida dos boa-vistenses mais segura.
 
Drenagem – Boa Vista é uma cidade plana. Isso facilita a vida da população em vários pontos, como deslocamentos de bicicleta, por exemplo. Por outro lado, pode se tornar um problema, pois facilita que a água da chuva forme poças e alague algumas regiões, o que causa enormes transtornos para pedestres e motoristas, sem falar nos danos para a saúde. Teresa combateu esse problema por meio de um grande serviço de drenagem nos locais mais prejudicados: foram quase 100 km de drenagem em ruas e avenidas importantes de Boa Vista.
 
Duplicação de avenidas – Hoje, quem passa pelas avenidas de Boa vista, tem a sensação agradável de transitar por vias largas, bem sinalizadas e preparadas para suportar o trânsito intenso. Foram muitas as avenidas que passaram por essa transformação: Carlos Pereira de Melo, São Sebastião, Ataíde Teive, Dom Aparecido José Dias, Brigadeiro Eduardo Gomes, Centenário, N 16, Olímpica, São José e tantas outras.  Todas foram duplicadas, iluminadas, asfaltadas e equipadas com rotatórias, calçadas, sarjetas, canais de escoamento de água e canteiros centrais. Isso valorizou o lindo planejamento urbano de Boa Vista, orgulhosamente inspirado no traçado de uma das mais belas cidades do mundo: Paris.
 
Habitação
Teresa sempre se importou muito com a qualidade de vida das pessoas. Por isso, muito antes do Programa Minha Casa Minha Vida, trabalhou duro para garantir que muitas famílias conquistassem sua casa própria. E conseguiu! Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo Federal, Teresa criou o Programa Morar Legal, que beneficiou cerca de 1.500 famílias com uma casa novinha em folha e mais milhares de boa-vistenses, que não tinham documento de propriedade de sua casa e passaram a ter. Além disso, Teresa investiu na construção 
 
Exemplo
Em três mandatos como prefeita de Boa Vista, Teresa pôde trabalhar muito e mostrou que a vida das pessoas pode melhorar, depende da boa vontade do governante ou do parlamentar e de sua disposição para trabalhar. Tão certa ela estava disso, que muitas outras das suas obras transformaram a vida de Boa Vista e agora podem servir de exemplo para todo o estado. Toda essa experiência pode ser estendida a outros municípios de Roraima com o trabalho de Teresa como deputada federal. Suas propostas são baseadas nas experiências que ela viveu como deputada federal, como prefeita e como integrante do governo Lula.
 
A lista de obras, ações, programas e projetos é realmente enorme, assim como é enorme a compreensão de Teresa sobre as necessidades que as pessoas têm: desde uma casa para morar, com banheiro, água tratada e coleta de lixo, até transporte e trabalho. Teresa realmente pensa de A a Z! Ela sabe administrar.
 
Em Boa Vista, ela foi responsável por:
Quilômetros de asfalto na cidade inteira;
Iluminação pública;
E obras de drenagem que diminuíram em 90% o número de pontos de alagamento da cidade.
 
E ainda:
Construção de aterro sanitário;
Implantação da coleta seletiva do lixo;
Milhares de casas construídas;
E milhares de famílias beneficiadas com a regularização de seus imóveis.
 
No setor de transportes, houve uma verdadeira revolução: em dois anos, Teresa dobrou o número de ônibus, tornando mais leve o dia a dia dos trabalhadores; criou o sistema de integração, que dá ao usuário o direito fazer duas viagens pagando só uma passagem; construiu terminais em vários pontos da cidade e garantiu transporte para as comunidades indígenas.
 
Preocupação com o social
Todas essas obras ficarão registradas na vida de Teresa, mas sua grande marca foram os projetos sociais, que traduzem tão bem o respeito dela pela pessoa humana. Ninguém esquece o Projeto Crescer! Isso sem falar de Cabelos de Prata, Meninos do Dedo Verde, Orquestra Sinfônica, Artcanto, Casas Mãe, para citar apenas alguns. Com simplicidade, simpatia e coragem, Teresa atendeu a todos: crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadoras e trabalhadores, mães, pais, professores, enfim, todos que confiaram nela. E não se arrependeram!
 
O Projeto Crescer é a menina dos olhos. Trabalhar para dar um futuro melhor a crianças, adolescentes e jovens sempre foi o grande desejo de Teresa e ela sempre diz que esse é um dos principais motivos por ela estar na política e por ela querer continuar na política.
 
“O que marcou muito foi o Projeto Crescer, acho que por lidar muito com pessoas. É um projeto que precisa de muita atenção porque ele muda a vida das pessoas. E muda não só a vida dos jovens que praticam a violência ou que estão envolvidos com a violência. Ele muda a vida de uma sociedade porque, quando você diminui a violência, todo mundo está tendo uma condição melhor de vida.”
 
Teresa sempre soube que lugar de jovem é na escola e, depois, no trabalho. Em 2001, como prefeita de Boa Vista, ela fez um estudo que mostrou um grande número de jovens fora da escola, sem trabalho e fazendo parte de galeras violentas. Foi preciso coragem para enfrentar o desafio e o pessimismo de muita gente que não acreditava que essa situação pudesse mudar. Mas mudou. O Projeto Crescer levou centenas de jovens de volta para a escola e, depois, para um emprego. E como foi isso? Na escola e nas oficinas de convivência, esses jovens se ocupavam aprendendo uma profissão e produzindo roupas, artesanatos e outros objetos que, depois, eram vendidos em lojas do projeto. Com isso, a Teresa diminuiu muito a violência entre os jovens, tornando a vida de todos muito melhor!
 
Mas o Projeto Crescer não foi o único que trouxe resultados. Vieram outros, como o PETI, que tem por objetivo acabar com o trabalho infantil; como o Guarda Mirim, o Agente Jovem e o Meninos do Dedo Verde, que protegem crianças e jovens da violência das ruas e ajudam a entrar no mercado de trabalho e construir um futuro melhor.
 
E como uma boa ideia sempre traz outras boas ideias, surgiram também o Coral ArtCanto, a Orquestra Sinfônica, a Orquestra de Violões e a Banda Juvenil. Em todos, milhares de crianças e jovens tiveram a oportunidade de mostrar sua arte, enriquecer a cultura de Roraima e levar uma vida mais digna, com segurança, alegria e garantia de um futuro melhor.
 
Toda essa experiência precisa ter continuidade. E é com base em tudo que Teresa aprendeu com essas crianças e esses jovens, que ela, como deputada federal, vai investir pesado na educação dos roraimenses. E investir na educação com responsabilidade significa, para Teresa, melhorar o ensino público. E como ela pretende fazer isso?
Investindo na formação de professores;
Comprando computadores para as escolas públicas;
Apoiando o esporte como instrumento de inclusão social e desenvolvimento humano;
Incentivando as escolas técnicas a preparar mão de obra qualificada;
Implantando bibliotecas públicas em Boa Vista.
 
* Ana Florêncio foi secretária de Comunicação Social da Prefeitura de Boa Vista durante a segunda e terceira gestões de Teresa.

Últimas Postagens