- 05 de janeiro de 2026
Idosos fazem avaliação médica
Os idosos atendidos nos programa sociais Eterna Juventude e Criação (Centro de Convivência do Idoso em Ação), administrados pelas Secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social, serão submetidos a uma avaliação médica. O procedimento é etapa inicial de inclusão no Viva Melhor Idade.
O procedimento será realizado em duas etapas, começando nesta terça-feira (2), às 13h, na sede do Clube Eterna Juventude, localizado na av. Nazaré Filgueiras, no bairro Pintolândia. A segunda etapa será no dia 9 deste mês.
A meta é avaliar a condição de saúde dos 150 idosos que participam do Clube Eterna Juventude e do Criação, atestando aptidão física para a realização de atividades esportivas e recreativas.
A avaliação médica será desenvolvida em parceria com a Policlínica Cosme e Silva (PCS) e inclui exames laboratoriais, radiografias, eletrocardiogramas e encaminhamento para atendimento especializado, dependendo da necessidade de cada paciente.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e Coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta destacou a importância da avaliação médica para acompanhar a condição de saúde dos idosos que irão integrar o Viva Melhor Idade.
“A avaliação médica é importante para garantir a segurança na realização das atividades que vamos desenvolver no Viva Melhor Idade. Essa atenção especial é mais uma demonstração do cuidado e da responsabilidade que temos com nossos idosos”, disse.
As atividades desenvolvidas no Eterna Juventude e no Criação irão migrar para o Viva Melhor Idade. O Centro foi construído especialmente para atender aos idosos e possui mais de sete mil metros quadrados, com bloco para serviços de saúde, administração, cozinha, refeitório, salas de jogos, salas multifuncionais, pista de caminhada, quadra poliesportiva e piscina coberta.
No Viva Melhor Idade, os idosos irão participar de atividades esportivas, educativas e culturais que promovem qualidade de vida para quem está na terceira idade. O Centro tem capacidade inicial para atender 500 idosos e será inaugurado ainda este ano.
Avaliação Médica – O atestado de aptidão física é um dos pré-requisitos para a inclusão dos idosos nas atividades que serão ofertadas no Viva Melhor Idade. Todos os idosos atendidos no Centro deverão ser submetidos à avaliação médica. O atestado pode ser obtido nas unidades da rede básica de saúde.