- 05 de janeiro de 2026
Energia chega a assentamento
O produtor rural Francisco das Chagas Costa Silva, 54, comemora a chegada de energia elétrica em sua propriedade localizada no Programa de Assentamento (PA) União, vicinal 3, município do Cantá, por meio do Programa “Luz para Todos”, do Governo Federal em parceira com o Governo do Estado de Roraima.
A energia era aguardada há anos por seu Francisco, a esposa e os dois filhos, que vivem da produção de polpas de cupuaçu na região. Desde o último dia 15, a família Silva conta com energia 24 horas. Por diversas vezes, o produtor procurou a diretora-presidente da CERR, Conceição Escobar, para saber do andamento das obras do LPT, grande era a ansiedade dele em poder usufruir desse benefício.
“Desde janeiro, eu fiz um ofício na presidência da CERR cobrando a energia no meu sítio. Eu trabalho com produção de polpa de cupuaçu e por não ter energia, eu tinha que trazer toda a polpa para Boa Vista para poder congelar. O custo era muito alto. Agora, está uma maravilha. Com muito orgulho, eu e meus vizinhos, vamos pagar com muito gosto, a energia que consumimos”, explicou.
Na manhã desta quarta-feira (26), seu Francisco se deslocou até a sede administrativa da Companhia Energética de Roraima (CERR) para agradecer a chegada de energia em sua propriedade. “A Companhia fica muito feliz em saber que o trabalho que estamos realizando está melhorando a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais, dando mais segurança e aumentando a produtividade no campo”, afirmou Escobar.
O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica – Luz para Todos, já atendeu 450 unidades consumidoras no município do Cantá. As obras continuam em pleno desenvolvimento na localidade e a meta é atender 1.200 propriedades. Em cada lar, foram instaladas gratuitamente duas tomadas e três pontos de luz, além do poste e de um transformador.
PROGRAMA
O programa Luz para Todos é uma parceira do Governo Federal por meio da Eletrobrás e o Governo do Estado por meio da CERR (Companhia Energética de Roraima) e a meta contratada é 9.688 unidades consumidoras. Desse total, 5.251 já foram contemplados e já contam com energia elétrica em suas residências.
A CERR acredita que o acesso à energia elétrica minimiza a exclusão social e permite o conforto nas residências do pequeno agricultor e a implementação de ferramentas na produção agropecuária, obtendo desta forma, grandes resultados em pouco espaço de tempo.
O contrato entre a CERR e a Eletrobrás foi assinado no dia 07 de janeiro de 2010 e as obras foram iniciadas no dia 10 de maio 2010. No dia 11 de julho de 2011 foi publicado Decreto no Diário Oficial da União prorrogando o Programa Nacional Luz para Todos para o período de 2011 a 2014. O programa se destina a levar energia elétrica à parcela da população do meio rural sem acesso a esse serviço.
Os recursos são de R$ 60.183.240,00, sendo que o Governo Federal subsidiará 90% do programa e o Estado 10%.
A execução das obras de eletrificação rural atende os municípios de Normandia, Cantá, Amajarí, Alto Alegre, Mucajaí, Bonfim, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Caroebe e Iracema.
Já os municípios de Uiramutã e Pacaraima estuda-se atender essas regiões por meio de Projetos Especiais dentro do Programa Luz para Todos, por se tratarem de áreas isoladas e difícil acesso.