- 05 de janeiro de 2026
Deficientes aprendem a votar
Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou na última terça-feira (18), no Espaço da Cidadania, a captação de pessoas com deficiência que votarão nas eleições municipais de 2012. O requerimento foi feito pelo Ministério Público do Estado, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência.
A iniciativa do pedido foi do engenheiro civil Luciano Arruda, representante da Associação Estamos Aqui e pai de dois adolescentes com síndrome de down, sendo que um deles completou 18 anos, tirou todos os documentos e está entusiasmado em poder exercer a cidadania.
“Meu filho Samuel votará pela primeira vez no dia 7 de outubro. Como trabalhamos em associação, verificamos que outras pessoas tinham essa necessidade do primeiro contato com a urna para se familiarizar. Por isso, trouxemos um grupo de dez pessoas com deficiência visual, intelectual e física, e o resultado foi muito proveitoso”, disse.
Na análise da promotora de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Érika Michetti, a sociedade tem que se tornar acessível para receber essas pessoas e respeitar as diferenças. Ela comentou ainda que fez o pedido para realizar a votação simulada, o TRE-RR abraçou a ideia e atendeu prontamente.
“Eles estão adorando esse contato com a urna eletrônica. Essa orientação possibilita às pessoas com deficiência o pleno exercício do seu papel como cidadãs na sociedade. Inicialmente foram dez pessoas. No próximo pleito, com a divulgação, certamente terão mais”, ressaltou.