- 05 de janeiro de 2026
Consumidor ajudará banda larga
O senador Romero Jucá (PMDB/RR), relator geral do orçamento federal de 2013, afirmou na última sesta sexta ( 21) que o governo vai contar com a contribuição de consumidores para melhor fiscalizar as empresas que prestam serviço de banda larga em todo país. Isto porque, a maioria não cumpre o determinado nos contratos e não fornecem o total de velocidade que é negociado nos contratos. “ Temos muito ainda que avançar na defesas do consumidor no que se refere a prestação de serviço na internet. O governo vai cobrar das empresas que prestam serviço de internet de banda larga, garantia de acesso rápido e com conexão estável aos consumidores”, disse ele.
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai avaliar e monitorar os serviços de internet prestados no país. “ Em Roraima e todo norte do país a situação é bem mais grave, pois não é apenas resolver o problema da velocidade da navegação, mas principalmente disponibilizar o serviço de banda larga para todas as cidades”, disse ele.
Romero Jucá explicou que segundo o ministério das comunicações, no mês de outubro as empresas vão ser obrigadas a entregar, em média, 60% da velocidade contratada e essa exigência de qualidade vai aumentar até outubro de 2014, quando terão que fornecer uma média diária de 80% da velocidade contratada pelos clientes.