- 05 de janeiro de 2026
Flora Botelho – exemplo de vida e caráter incontestável
Ela é detentora de todo o comando e poder da família Botelho. O símbolo deste poder se concentra nas mãos de uma senhora simpática e carinhosa: Flora Pereira Botelho, 86, não sabe o que é solidão. Rodeada de filhos, netos, bisnetos e amizades que construiu ao longo da vida, a bem humorada velhinha conta com orgulho de sua vida até ali. Nascida e criada em Boa Vista, Florinha, como é carinhosamente conhecida, nasceu em berço de ouro, mas nunca deixou a riqueza e
a fama conturbarem a vida pacata e dedicada à família.
Dona Flora é a viúva do governador do ex-território, Sylvio Lofego Botelho. Altruísta e um coração do tamanho do mundo, sempre ajudou os mais carentes e necessitados. “Sempre ajudo, mas não gosto de falar que ajudei. A caridade é uma virtude, e não podemos esnobar”, diz emocionada ao relembrar de clássicos episódios.
A força de dona Flora na formação e educação de toda uma geração, especialmente quando se trata de uma viúva, consolidou ainda mais o caráter e boa índole dos seis filhos. Todos formados, atuando em suas profissões em Roraima, com exceção de um filho, residente em Brasília: motivo de orgulho para a matriarca. “Quando Sylvio morreu, tive que dar conta do recado. Não foi fácil, mas hoje sou feliz pelos filhos que tenho. Apenas um não pôde se formar, mas é um orgulho de filho para mim”, comemora.
Os 86 anos de vida dão o tom da história encantadora da mulher guerreira. Flora dita ordens e responde por todos os atos do clã familiar. E sentada na rede, ventilador ligado e o telefone celular bem próximo, Flora conta minuciosamente da infância, do casamento, da vida confortável e principalmente das lições que vivenciou ao longo de toda uma vida. “Agradeço muito a Deus por tudo, sei que fiz o que podia para me manter firme, criar meus filhos e hoje me alegrar com netos e bisnetos. Minha vida é muito feliz”
A vida confortável não a impediu de trabalhar e estudar. Exímia enfermeira, a matriarca dedicava boa parte do tempo auxiliando os mais carentes e enfermos.
Filho ilustre
A tarde caía na residência de dona Flora. Mesmo com o calor gritante, o convite para um cafezinho foi irrecusável. A conversa agradável é interrompida com a chegada de um dos orgulhos de dona Flora: o filho mais velho, Augusto Botelho. Médico de renome no Estado, Dr. Botelho também foi senador da República. Herdou da mãe a vocação para a caridade e a ética com a coisa pública. “Ele sempre atende aquelas pessoas que não têm condições de pagar. Coração de ouro”, elogia dando uma pausa para as fotos.
O texto acima atende acordo judicial firmado na 5ª Vara Cível, em referência ao processo nº 010.2011.903.531-8.