- 05 de janeiro de 2026
Coimunidade em novo prédio
O Viva Comunidade – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência retoma nesta segunda-feira (10), as suas atividades normais. O prédio, localizado na av. São Sebastião, foi reformado e ampliado.
A primeira etapa da obra foi concluída e contemplou a construção de duas novas salas, instalação de um novo piso, construção de uma rampa de acesso adaptada, adequações na estrutura da cozinha além da instalação de itens de segurança e de um escovódromo para o desenvolvimento de atividades de saúde bucal.
“Ampliamos a estrutura do Viva Comunidade para proporcionar mais conforto e comodidade aos nossos usuários, garantindo a excelência do trabalho que já é realizado na unidade”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e Coordenadora das Ações Sociais das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta.
A segunda etapa contempla a construção de uma piscina adaptada, coberta e com água aquecida para o desenvolvimento de atividades de hidroterapia, natação e hidroginástica. A quadra poliesportiva também será totalmente reformada e ganhará uma cobertura, permitindo a realização de atividades mesmo em dias de chuva.
O Viva Comunidade atende, gratuitamente, 600 pessoas com múltiplas deficiências. Eles recebem o acompanhamento especializado de 223 profissionais que atuam nas áreas da estimulação precoce, educação especial, saúde, artes e desportos.
Para facilitar o acesso dos usuários ao serviço, o Viva dispõe de uma estrutura de veículos que faz o transporte das pessoas com dificuldades de locomoção. O Viva acaba de receber um ônibus adaptado para atender cadeirantes com rampa elevatória e assento para acompanhantes.
Rede Viva – A Rede Viva concentra serviços especializados para atender aos mais diferentes públicos, priorizando a atenção às pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram os seus direitos violados.
A proposta do Viva é promover a valorização do ser humano de forma integral, proporcionando o acesso aos serviços disponíveis na rede estadual, no âmbito da saúde, educação, cultura e da assistência social.
O Governo já está trabalhando na implantação do Viva Comunidade 2 que reunirá os serviços dos Centro de Atividade e Desenvolvimento de Altas Habilidades e Superdotação (CADAH/S), Centro de Atenção à Pessoa com Surdez (CAS) e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP-DV) e ao autista.