00:00:00

Presidiários

Plano de ação de saúde para presidiários será reformulado.


Presos terão melhor saúde

O Plano de Ação de Saúde Prisional será reformulado. Para isso, gestores do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Família, da Secretaria Estadual de Saúde, e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) se reúnem no dia 06 de setembro, na Sesau, a partir das 8 horas.

De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Família, Maysa Ruiz, quando o plano foi elaborado havia um número menor de reeducandos. Agora, ele será reformulado com a quantidade atualizada. Com isso, o Ministério da Saúde (MS) enviará o número quites suficiente para atender a demanda.

Durante a reunião, as responsabilidades serão delegadas entre as secretarias. Para executarem as ações, o Ministério fará repasse mensal de R$ 3.780,00 para o Estado. O recurso será investido na aquisição de materiais de consumo, como de expediente, limpeza, na capacitação dos profissionais de nível superior das áreas ambulatorial e psicossocial e na sensibilização dos reeducandos idosos quanto às doenças e seus agravos através das informações quanto à prevenção.

O valor também contempla informativos para melhorar e organizar o atendimento assistencial e administrativo da equipe de saúde do sistema prisional, além da elaboração e distribuição de material educativo, como cartilhas, folders, cartazes, formulários de notificação e de prontuários.

Quanto à capacitação, a ideia é garantir cursos às Equipes de Atenção a Saúde no âmbito dos Programas da Atenção Básica e Especializada e na qualificação dos profissionais para detecção das doenças crônicas e agudas e seus agravos, dentro Sistema Prisional do Estado de Roraima.

As atividades começam a ser executadas, ainda este ano, com a aquisição dos materiais de expediente. Para setembro, estão previstos os seguintes cursos: capacitação da Equipe de Atenção a Saúde Prisional para o diagnóstico da detecção do HIV, Sífilis, Hepatites Virais, utilizando o teste rápido para profissionais de nível superior e capacitação da equipe no atendimento a população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos. O objetivo é melhorar o atendimento referente a saúde do homem.

Para outubro, haverá dois cursos, um direcionado a capacitação da equipe de atenção à saúde mental e outro aos agentes penitenciários sobre relação interpessoal, motivação e autoestima. As ações serão desenvolvidas até agosto de 2013.

Haverá ainda palestras no sentido de sensibilização do reeducando idoso quanto às doenças e seus agravos através das informações quanto à prevenção. A ideia é que o reeducando dê mais atenção à própria saúde. 

Entre outros treinamentos, serão trabalhados com a equipe Multiprofissional do Sistema Prisional aspectos culturais garantindo a aplicabilidade do Estatuto do Índio. Com isso, pretende-se oferecer atendimentos voltados para o respeito às especificidades culturais dos reeducandos indígenas.

Últimas Postagens