- 05 de janeiro de 2026
Comerciários têm conquista
Os comerciários de todo o país conquistaram, nesta semana mais uma vitória pra regulamentação da profissão dos que trabalham em lojas, agências de turismo, salões de beleza ou outros estabelecimentos. A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Senado, que fixa em oito horas diárias e 44 horas semanais a jornada de trabalho do comerciário. O deputado Luciano Castro votou a favor do projeto e defendeu a importância da regulamentação da profissão e do fortalecimento das relações de trabalho da categoria.
Em entrevista para a Rádio Tropical, o deputado Luciano Castro falou sobre a importância da aprovação da matéria:
"A regulamentação da profissão e a fixação das 44 horas semanais é uma reivindicação antiga dos comerciários brasileiros. O projeto foi aprovado na Comissão de Trabalho, que é a Comissão de Mérito que examina a matéria.
É uma vitória importante para os comerciários, já que a nossa economia, a economia brasileira tem um suporte grande no comércio. E sem dúvida nenhuma é preciso valorizar esses funcionários do comércio como uma força de trabalho importante para que a nossa economia possa se manter aquecida.
Nós fizemos apenas o que é de direito: garantir essa reivindicação tão justa para os nossos comerciários. O PL 3592/2012 vai agora para a Comissão de Constituição e Justiça, e não havendo recurso ele já pode ser encaminhado definitivamente, pois tem caráter conclusivo na CCJ. É importante que ele possa ser promulgado o mais rápido possível.
Eu costumo dizer que o setor que mais gera emprego hoje no Estado de Roraima é o comércio. E nós precisamos valorizar os nossos comerciários. É importante essa decisão da Câmara porque aí se faz o reconhecimento e se valoriza o comerciário pela sua profissão".