- 05 de janeiro de 2026
Centro ampliado para melhor
O Governo de Roraima está ampliando o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade. A intenção é ampliar a capacidade de atendimento da unidade, proporcionando mais conforto aos usuários. A primeira etapa da obra de reforma da unidade está 50% concluída.
O prédio, que fica localizado na av. São Sebastião, no bairro Santa Tereza, será contemplado com a construção de novas salas, piscina, além de troca de piso, reforma do ginásio, cozinha e, implantação de detectores de fumaça.
Será construída uma passarela adaptada para que os usuários possam transitar pelo local sem riscos de acidentes e um escovódromo adaptado será implantado para o desenvolvimento de atividades de saúde bucal.
"Estamos reformando o Viva Comunidade para proporcionar mais conforto e comodidade às pessoas com deficiência e, também para ampliar os serviços oferecidos", disse a Secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O Viva Comunidade atende, gratuitamente, a 600 usuários com múltiplas deficiências. Eles recebem acompanhamento nas áreas de estimulação precoce, educação especial, saúde, arte e desporto. O Viva conta com 223 profissionais capacitados para o atendimento à pessoa com deficiência.
Nova unidade
O Governo também está investido na construção do Viva Comunidade 2, para ampliar a capacidade de atendimento à pessoa com deficiência e possibilitar a oferta de novos serviços. O Viva Comunidade 2 reunirá os serviços dos Centro de Atividade e Desenvolvimento de Altas Habilidades e Superdotação (CADAH/S), Centro de Atenção à Pessoa com Surdez (CAS) e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAPDV) e ao autista.