- 05 de janeiro de 2026
Grãos crescerão 50% a mais
A safra de grãos 2012 em Roraima deverá apresentar um crescimento em torno de 50% em relação ao ano passado. A constatação foi feita nesta segunda-feira (30), pelo vice-governador e secretário de Agricultura Chico Rodrigues durante visita a duas fazendas que pela primeira vez estão produzindo soja e milho no município de Bonfim.
A primeira visita ocorreu na Agropecuária Sossego onde os proprietários plantaram 400 hectares de soja. O grupo prepara uma área para alcançar cerca de 1.600 hectares em 2013. O agricultor Adão Lima que produz soja em outros estados do país explicou que optou para expandir o plantio em Roraima por causa das condições climáticas que o Estado oferece.
Ele disse que houve um atraso no inicio do plantio por causa da burocracia financeira para buscar financiamentos, mas resolvido o problema deu inicio ao plantio e está satisfeito com o resultado da lavoura.
“A nossa meta é investir ainda mais para a próxima safra. Esta é a nossa primeira experiência e estamos muito satisfeitos com o resultado obtido nestas 400 hectares. Vamos triplicar a área de plantio e também estamos fazendo experiências com outras culturas”, destacou Adão.
O secretário Chico Rodrigues explicou que este ano a área de soja plantada em todo o Estado chegará próximo de 8.500 hectares, o que significa o dobro do plantio de 2011. De acordo com ele, os incentivos que o governo do Estado está proporcionando com a titulação das terras e a distribuição de insumos como o calcário vai gerar no investidor a segurança para buscar financiamentos e investir no plantio de novas áreas.
“Podemos verificar aqui nesta propriedade o exemplo do crescimento que a produção de grãos vem apresentando em Roraima. É uma área nova de plantio onde já são 400 hectares com uma alta produtividade de 50 a 60 toneladas por hectare. Este crescimento é fruto dos investimentos públicos que estão sendo feitos que deixam o agricultor convicto de que terá retorno”, argumentou.
Chico Rodrigues disse que o crescimento da produção de grãos em Roraima poderá movimentar outros setores da economia como a avicultura, piscicultura e suinicultura, que dependem da soja para baratear o custo da produção da ração.
“Temos certeza que a partir do momento que a soja chegar aos 50 mil hectares de área plantada outras atividades que dependem deste grão para a produção de ração vão ser iniciadas em larga escala e consequentemente gerar emprego e renda para Roraima”, concluiu Chico.
O secretário afirmou que pelo crescimento que tem sido alcançado em relação a soja a expectativa é de que a safra de 2013 deverá apresentar uma área plantada próximo das 25 mil hectares.
Na mesma Agropecuária Sossego os proprietários fizeram uma área experimental de girassol que serve para a produção de óleo, um dos mais caros do mercado. Para a safra de 2013 eles querem ampliar a área desta cultura para os 100 hectares.
Ainda em Bonfim o secretário de Agricultura visitou uma fazenda que ganha destaque no plantio do milho. Na área os proprietários investiram no preparo de 300 hectares de milho. O resultado está sendo animador com uma previsão de colher até 120 sacos por hectare.