- 05 de janeiro de 2026
Melhoria na saúde do Estado
A Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento realizou na manhã desta terça-feira (24), a abertura oficial do 3º Encontro de Mulheres Rurais. O evento contou com a presença do governador José Anchieta Junior e a participação de diversas autoridades estaduais e das mil mulheres que participam do Encontro.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta destacou a importância das mulheres rurais para o desenvolvimento do Estado e falou sobre os novos programas sociais que serão implantados pelo Governo de Roraima para atender a população que mais precisa.
“O Encontro de Mulheres Rurais provoca essa interação entre o Governo e as nossas mulheres que vivem nos locais mais distantes do Estado. É uma oportunidade de aprendizado, de troca de experiências e também de coletarmos informações úteis para a elaboração de um plano de trabalho que atenda as necessidades das famílias do interior”, disse a secretária.
O Governador, José de Anchieta, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido e que inclui desde melhorias estruturais a investimentos nas áreas de saúde e educação. “Somos o único governo da região Norte que asfalta estradas vicinais garantindo ao homem do campo a condição necessária para que ele leve a sua produção até os consumidores. Investimos na construção de um hospital para atender ao sul do Estado e vamos ampliar o Hospital Geral de Roraima para melhorar a atenção oferecida a nossa população”, disse.
Anchieta ressaltou que as ações desenvolvidas pelo Estado em três setores fundamentais estão aumentando a produção agrícola de Roraima. “Estamos levando estradas e energia confiável ao homem do campo e, o principal que é a titularização das terras que garante o verdadeiro direito de posse e a possibilidade de financiamento aos nossos pequenos agricultores. Acreditamos que este é o caminho para o desenvolvimento de Roraima”, afirmou.
Segundo dados da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), as mulheres que vivem no campo representam 36% da população economicamente ativa do país. São mulheres que trabalham com agricultura, pesca, pecuária, artesanato e atividades extrativitistas, além de cuidarem da própria família.
A produtora Francisca Rodrigues dos Santos, que vive em Rorainópolis falou em nome das mulheres rurais presentes no evento. Ela destacou o trabalho realizado pelo Governo de Roraima que está melhorando a qualidade de vida de quem mora no interior do Estado.
“Esse é o Governo que mais cuida da gente com programas que ajudam a melhorar a vida de muitas famílias, desde o Crédito Social até o Mãe Merendeira. Eu estou muito feliz em participar deste Encontro e poder contribuir com sugestões para que o Governo continue trabalhando por todas nós”, afirmou.
A programação do 3º. Encontro de Mulheres Rurais segue até sexta-feira (27), com a avaliação das autoridades locais e apresentação da Carta das Mulheres Rurais de Roraima.