- 05 de janeiro de 2026
Hemocentro está sem estoque
O Hemocentro de Roraima (Hemoraima) convoca a população para que doe sangue para ajudar quem precisa nas unidades hospitalares. O setor de captação necessita de todos os tipos de sangue, mas os principais são fatores RH negativos (A, B e O-).
O alerta é para evitar que permaneça o estoque zerado, visto que no período de alta temporada, em razão das férias, as doações tendem a cair e por outro lado, aumentar o número de casos de pacientes necessitando de transfusão.
O sangue coletado é para atender, principalmente, as urgências que chegam ao Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão. Os interessados devem procurar o Hemocentro de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e 13h às 18h, munidos de documento original com foto.
De acordo com Madalena Menezes, assistente de captação, a situação é crítica, pois desde ontem, 16, o quantitativo está esgotado, e a unidade precisa urgentemente de doadores para repor o estoque. “Para atender o estado sem sufoco, precisaríamos de 60 bolsas por dia de cada tipo de sangue”, explicou.
A assistente disse ainda, que o sangue do doador universal (O-), ou seja, pode doar para qualquer pessoa, a unidade precisa está abastecida diariamente, com 20 bolsas de sangue. “O máximo que já atingimos, foram 17 bolsas. Há cinco anos, que o número de 20 bolsas foi alcançado”, lembrou.
Nesse sentido, além de captar um doador, o que realmente a unidade busca é a fidelização dos doadores, o que significa fazer com que os voluntários doem com frequência. “A população precisa entrar nessa corrente do bem. Sangue é vida e tem pessoas que necessitam para sobreviver”, desabafa.
PERFIL
O candidato a doador voluntário precisa está bem de saúde, alimentado, ter entre 16 (acompanhado dos pais) e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doas até três vezes, com intervalo de três meses a cada doação.