00:00:00

Operação Caramuru

Exército Brasileiro interdita garimpos ilegais em terra dos índios Yanomami.


 

1a. Brigada fecha garimpos em RR
                  
Neste exato momento, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), por meio do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), encerrou a operação Caramuru II no interior da selva da Serra do Parima, na Terra Indígena Yanomami.
A missão cobriu o eixo fluvial do rio Mucajaí e seus afluentes, onde foram encontrados diversos garimpos ilegais e materiais de apoio, dentre eles destacam-se: 7 balsas com motores de grande capacidade, 8 voadeiras, 400 g de ouro, motores de popa, mercúrio, armas de fogo e munição. Além disso, os militares do 7º BIS retiraram 23 garimpeiros da reserva indígena, os quais foram conduzidos a Polícia Federal para as providências cabíveis.
A operação Caramuru II foi uma operação com mobilização totalmente sigilosa e empregou guerreiros de selva, do 7º BIS, em um total de 30 militares.
A infiltração dos militares se deu no dia 10 de Julho, por vicinais pouco conhecidas até a margem do rio e o deslocamento fluvial foi realizado por voadeiras.
Cabe ressaltar que, a despeito das dificuldades de acesso, chuvas torrenciais, pernoites isolados e os riscos do imenso deslocamento fluvial, a operação foi muito bem sucedida e sem nenhum incidente, mostrando o profissionalismo da tropa e de mais uma bem sucedida missão da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Lobo D´Almada
Todo o material apreendido foi destinado para os fins legais à FUNAI e à Polícia Federal.

Últimas Postagens