RR fortifica criança com vitamina A
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Mais será ampliado. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) realiza uma oficina com coordenadores da Atenção Básica de todos os municípios. O evento será nesta quinta-feira, 12, no auditório da Sesau, das 8h às 12h. A capacitação será ministrada por uma técnica do Ministério da Saúde (MS).
Coordenadores da Atenção Básica dos setores de alimentação e nutrição, saúde da criança e imunização dos municípios de Roraima participam do evento. De acordo com a gerente do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesau, Maria do Livramento Rêgo, o programa Vitamina A Mais veio para reduzir e controlar a deficiência da vitamina A em crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos.
Desde 2009, apenas os municípios de Boa Vista e Uiramutã fornecem o suplemento da vitamina A as crianças menores de seis anos. O Estado vai expandir o programa aos demais municípios. A ideia é que as crianças tomem o suplemento no próximo mês, em agosto, durante a campanha de multivacinação.
Segundo Livramento, com a expansão do programa, as crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberão os suplementos da seguinte forma: uma dose de 100 mil UI (Unidade Internacional) da vitamina antes dos seis meses de vida e após um ano de idade tomará uma dose de 200 mil UI a cada seis meses, até os cinco anos.
Para o acompanhamento das doses, as informações serão registradas no cartão de vacina da criança. Além disso, hoje, as puérperas do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) recebem a vitamina antes de receber alta hospitalar.
VITAMINTA A
Redução da mortalidade infantil, materna, de infecções e diarreia estão entre os principais benefícios do suplemento. Além disso, a vitamina A mantém a saúde da visão e dos olhos e contribui no desenvolvimento saudável da criança.
Um dos primeiros sinais da deficiência de vitamina A pode ser observado quando as crianças começam a ficar doentes com muita frequência e quando doenças como a diarreia se tornam mais graves, podendo levar a criança à morte. Outro indicador é a cegueira noturna, que é percebida quando a criança não enxerga em lugares com pouca luz.
A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite humano, carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral entre outros. A melhor fonte de vitamina A para o lactente é o leite materno.